Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Verão chuvoso pode antecipar casos de dengue no Rio, alerta Chieppe

A previsão do mês de janeiro ser mais chuvoso do que o normal no Rio - por causa do fenômeno climático La Niña (resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico), de acordo com meteorologistas - poderá antecipar para o verão o aumento do número de casos de dengue no estado. O alerta é do superintendente da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.

Ele explicou que normalmente o pico de casos de dengue acontece entre os meses de março e maio, período tradicionalmente mais chuvoso no estado. Mas com possíveis mudanças climáticas, com um verão mais úmido, esse calendário da doença pode ser antecipado. “A dengue está muito relacionada ao padrão de chuva. Fatores meteorológicos podem antecipar ou atrasar o pico da epidemia.”

Chieppe disse ainda que a próxima epidemia de dengue poderá ser abrangente, pelo cruzamento de dois tipos de vírus nesta temporada. “Nós estamos atualmente em um período de baixa transmissão de dengue, mas o risco para o próximo verão se mantém. Não só pela questão do índice de infestação, mas por conta do cenário epidemiológico, em que há circulação do vírus tipo 1 ainda incompleta, pois ainda tem muita gente suscetível a esse tipo de vírus, e principalmente pela entrada da dengue 4, que coloca toda a população do estado sob risco de adquirir a infecção.”

O médico declarou que o governo do estado está adotando medidas preventivas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, mas frisou que já está pronta uma estrutura para ser usada em caso de emergência. Foram comprados dois hospitais de campanha, com capacidade para cem leitos cada, a fim de serem usados como tendas de hidratação. “As pessoas não podem baixar a guarda de jeito nenhum. O risco de transmissão de dengue no próximo ano é muito grande. As ações devem ser intensificadas neste período pré-verão.”

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário