Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Não tenha medo da endoscopia

Procedimento pode prever desde gastrite até câncer de estômago

Não há exame que envolva mais mitos e mistérios do que a endoscopia. Muitos disseminam a informação de que ele é dolorido, demora, fica sob efeito da anestesia por muito tempo, corre risco de choque anafilático, entre outras complicações.

Caracterizado pela introdução de um "fio" — chamado de gastrofibroscópio — pela boca, que passa por garganta, esôfago, estômago, até chegar ao intestino, o procedimento não é dos mais agradáveis, porém sua função é nobre. Por meio dele, é possível fazer um diagnóstico preciso do aparelho digestivo e ainda tratar eventuais problemas como úlceras, irritações, inflamações e até tumores.

O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sérgio Bizinelli, alerta sobre a importância do exame.

— É possível realizar de forma segura a ressecção do tecido doente, evitando o procedimento cirúrgico. É eficaz no tratamento de cânceres gástricos e outras doenças gastrointestinais — afirma Bizinelli.

Segundo o especialista, o processo dura, em média, de 10 a 15 minutos.

— Primeiro é aplicado um anestésico (geralmente em spray). Um protetor bucal é colocado para que ele não feche a boca. Depois, é inserido o gastroscópio pela garganta até o início do intestino (duodeno).

Antigamente, o exame era feito sem anestesia e com um instrumento não muito flexível, os fibroscópios, por isso causava dor. Hoje, a tecnologia é avançada como o caso da cápsula endoscópica, considerado a melhor forma de examinar o intestino delgado.

— Com esse equipamento, podemos explorar esse segmento com fotos de alta definição, ampliando nossas possibilidades de diagnóstico e melhorando a precisão do tratamento, sem nenhum desconforto para o paciente — detalha o gastroenterologista Marcelo de Souza Cury, um dos maiores especialistas no tema no Brasil.

Quanto ao choque anafilático por causa do anestésico, Bizinelli diz que a probabilidade é baixa, com poucos casos registrados mundialmente.

Mitos e Verdades

:: Não dá para respirar durante o exame
Mito. O canal por onde o gastrofibroscópio passa não é o mesmo do sistema respiratório, portanto, respire aliviado.

:: É dolorido
Mito. Devido ao uso de sedativos, isso já não é mais verdade. O máximo que pode ocorrer é um leve incômodo na passagem do aparelho.

:: É desconfortável
Em parte. A sensação de desconforto só acontece após o término da endoscopia, devido ao efeito dos sedativos, e não ao exame em si. O paciente sente sonolência e, raramente, náuseas. Com meia hora de descanso, é possível resolve o problema.

:: É demorado
O tempo médio de duração do exame varia entre 10 e 15 minutos.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário