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terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conheça modelo da assistência domiciliar da Unimed Vitória

Instituição busca diminuir permanência do paciente dentro do hospital, trazendo ganhas para paciente, familiares e para a própria entidade

Com o passar dos anos, nota-se uma crescente demanda pelo tratamento de saúde em casa. Cresce o número de empresas que oferecem o chamado homecare, baseadas na crença de que a desospitalização representa uma tendência no setor de saúde. Este pensamento também permeia a gestão da Unimed Vitória, que atende aproximadamente 370 pacientes por mês em suas residências. Destes, a grande maioria demanda cuidados esporádicos, como medicação em casa e atendimento por nutricionista e fisioterapeutas. Apenas pouco mais de 20 pacientes são de alta complexidade, recebendo assistência 24 horas.

A equipe de atendimento domiciliar da Unimed Vitória é multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. “Cada paciente tem um tipo de cuidado. Alguns requerem toda a equipe, outros precisam de um tratamento mais específico”, explica o superintendente de Recursos Próprios da Unimed Vitória, Paulo Augusto Aragão.

A cooperativa adota alguns critérios para que o paciente possa fazer uso da assistência domiciliar, como ser usuário do plano de saúde da Unimed Vitória, residir na área de abrangência do serviço e ter consentimento expresso da família, além da indicação do médico para este tipo de abordagem.

“Antes de iniciarmos o tratamento domiciliar, nossa equipe conversa com a família e visita a casa do paciente, para verificar a necessidade de melhorias. Às vezes, é preciso fazer mudanças, como aumentar a porta ou mudar o tipo de cama em que ele vai ficar. Se a família aceitar, deve indicar um cuidador, que pode ser um parente, que é em seguida treinado para ajudar na assistência domiciliar”, explica Aragão.

Segundo o gestor, esse processo de desospitalização pode trazer ganhos triplos quando indicado. “Conseguimos uma rotação de leitos, além de ser bom para o paciente e para a família, pois muitos preferem ser tratados em sua própria casa”, diz.

Aragão explica que os equipamentos usados na assistência domiciliar seguem o padrão de qualidade dos aparelhos do hospital da Unimed Vitória, afinal, a ideia é que o homecare seja nada menos que uma forma de atenção continuada, mas com o intuito de prover um atendimento mais humanizado para o paciente, evitando a prolongação da permanência dentro do hospital.

O superintendente da cooperativa explica que essa modalidade de assistência ainda contribui para a redução de custos para a Unimed Vitória. “Conseguimos controlar os gastos de utilização em exames e medicação, por exemplo. É uma redução que pode chegar a 50%, dependendo do caso, dependendo do quadro de cada paciente”, explica.

Aragão acredita numa mudança de mentalidade em relação à forma que clientes e colaboradores veem a assistência domiciliar. “Claro que ainda existem situações em que a família não quer assumir o tratamento, porque tem medo ou não tem tempo. Mas em geral, os familiares preferem e os médicos indicam, porque sabem que, para o paciente, estar em seu próprio ambiente ajuda muito na recuperação”, diz.

Fonte SaudeWeb

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