Com pouco tempo de mercado, a empresa já conquistou seu espaço no segmento de home care
Em um mercado competitivo como o de saúde, especializar-se pode ser o segredo para se destacar. Foi essa a estratégia de Mauro Katz quando fundou a Ok Medical, há quase três anos. Com experiência no segmento de homecare de outra companhia, Katz aproveitou a boa fase do setor para criar a empresa, que hoje importa materiais para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e aparelhos para tratar a apneia do sono em casa.
É neste último ponto que se encontra o diferencial de sua empresa. A atuação da Ok Medical em homecare se restringe aos distúrbios do sono. Funciona assim: o médico permite que um paciente com apneia deixe o hospital e continue o tratamento em casa, com a ajuda de uma máscara e de um aparelho de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP).
A Ok Medical não apenas vende o aparelho, mas vai à casa da pessoa para adaptá-lo às suas necessidades e presta as manutenções necessárias esporadicamente. Em média, os pacientes recebem de duas a três visitas dos profissionais da empresa. Ao todo, são seis pessoas, entre elas uma fisioterapeuta que ajuda os clientes a manusearem o produto.
Por enquanto, Katz não pretende ampliar seu escopo de atuação. “Minha ideia é continuar focado em homecare para apneia do sono, porque ainda dá pra crescer muito, há muita gente para atender”. Os números comprovam esse pensamento: a empresa cresceu 150% em relação ao último ano, vendendo uma média de seis aparelhos por mês. Para garantir a satisfação do cliente, a Ok Medical oferece a locação desses equipamentos, permitindo ao paciente verificar como se adapta à novidade. São feitas, geralmente, 60 locações por ano.
Katz divulga seus serviços na internet e faz visitas técnicas a hospitais e laboratórios do sono em São Paulo. E os resultados não se restringem à capital paulista, sede da Ok Medical. A empresa recebe prescrições do Brasil inteiro e o material é enviado por correio. Os clientes de outros estados conhecem a Ok Medical principalmente por indicação de médicos e propaganda boca a boca de outros pacientes.
Por enquanto, vendas para outras regiões são feitas através de contato por e-mail ou por telefone. Como estratégia para continuar crescendo, Katz estuda investir em um site de comércio virtual e em marketing em revistas especializadas.
Exclusividade
Mauro Katz acredita no crescimento contínuo do setor de home care no Brasil. “As pessoas vêem a importância disso e eu não percebo resistência. O número de leitos hospitalares não suporta a quantidade de atendimentos. Essa tendência de tirar o paciente do hospital o mais rápido possível e dar seguimento ao tratamento em casa é mais barato para o paciente e para o governo”, diz.
Por enquanto, todos os clientes da Ok Medical são particulares. A maioria dos aparelhos da empresa varia de R$ 1,2 mil a R$ 4,5 mil, com a máscara. Alguns pacientes conseguem reembolso das operadoras de planos de saúde, mas Katz não acredita que a aquisição desses aparelhos diretamente pelas operadoras irá ocorrer num futuro próximo.
Em vez disso, são as empresas de homecare que estão respondendo pela maior parte da comercialização de materiais para apneia do sono da Ok Medical. Hoje, 60% das vendas são para empresas que compram da Ok Medical para revender, já que esta é representante quase exclusiva de uma marca no Brasil.
Por esse motivo, Katz ainda respira aliviado, já que a concorrência não incomoda tanto. “Da mesma forma que eu apareci alguns anos atrás, surgem muitas outras empresas do setor de homecare, mas não conheço concorrentes especializados em apneia do sono como a gente.”
Fonte SaudeWeb
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