Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Grupo alemão confirma que vendeu silicone industrial para a PIP

Silicone PIP
Estima-se que entre 400 mil e 500 mil mulheres usem esses implantes

O grupo químico alemão Brenntag confirmou ter vendido silicone industrial aos fabricantes de implantes mamários Poly Implant Prothèse (PIP), informou nesta segunda-feira (2) a emissora francesa "RTL".
A estimativa é que entre 400 mil e 500 mil mulheres usem esses implantes, possivelmente cancerígenos, no mundo todo.

O advogado da PIP, Yves Haddad, desmentiu qualquer utilização de silicone industrial nos implantes, acrescentou a "RTL".

Desde que o escândalo das próteses começou em 2010, é a primeira vez que se conhecem detalhes sobre o conteúdo dos implantes.

Na sexta-feira passada, as autoridades sanitárias francesas anunciaram que 20 mulheres usuárias dessas próteses declaram ter câncer.

Embora não tenha estabelecido por enquanto "nenhum vínculo" entre esses casos de câncer e os implantes, a Agência Francesa de Segurança Sanitária e Produtos da Saúde lembrou os riscos para a saúde de seu elevado índice de ruptura.

Segundo a "RTL", a "surpreendente mistura" contida nos implantes incluía produtos encomendados a fabricantes de produtos industriais e químicos, entre eles um aditivo para carburantes, cuja eventual nocividade nunca foi provada clinicamente em um organismo.

A filial francesa da Brenntag, grande distribuidora mundial de produtos químicos, forneceu silicone industrial (Baysilone) à empresa francesa, detalhou a emissora. Este produto, junto com outros óleos de silicone, destruía o envoltório das próteses mamárias e provocavam sua ruptura, acrescentou.

O Governo francês recomendou a retirada das próteses PIP das 30 mil mulheres operadas na França com estes implantes e se comprometeu a custear as operações. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que vai cancelar o registro das próteses mamárias da empresa francesa.

Além do cancelamento do registro, a Anvisa determinou o recolhimento das próteses que ainda estão em posse da importadora do produto.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário