Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conheça os exames mais indicados para avaliar a saúde do homem e da mulher

Embora o check-up padrão esteja perdendo força, alguns cuidados devem ser levados em conta por cada grupo de risco


O check-up anual está incorporado na cultura popular. Quando chegam as férias, muitas pessoas aproveitam para consultar um médico e colocar os exames de rotina em ordem. Há quem defenda que a noção convencionada que se tem do check-up está ultrapassada, caso do cardiologista e especialista em medicina interna Flávio Kanter. Segundo ele, a saúde tem que ser uma preocupação diária e os tipos e a periodicidade dos exames a serem feitos deve ser estabelecida com um médico de confiança, de forma personalizada.

Mesmo assim, algumas características comuns ajudam a identificar fatores de risco para determinadas doenças e, consequentemente, os exames preventivos que devem ser feitos. Quem orienta é o médico Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo. Abaixo, ele explica os principais exames e as respectivas indicações.

Mulheres
:: Mamografia
Deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos.

:: PapanicolauIndependentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.

:: Controle da tireoide
Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia. Vale ressaltar que homens também devem fazer o exame quando solicitado pelo médico.

Homens
:: PSA (livre e total)
O antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento. A avaliação do resultado deve levar em conta dados clínicos, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.

Ambos
:: Exame colesterol e triglicerídeos

Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, entre homens e mulheres.

:: Exame de glicemia em jejum
Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada.

:: Densitometria ósseaDepois dos 50 anos, ou ainda mais cedo, dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida do paciente.

:: EletrocardiogramaPara quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado de exames como teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, e ecodopplercardiograma, que é um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão.

:: Autoexame da pele
O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. O uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção — prestando atenção na presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Na dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico mais preciso.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário