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terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tratamento humanizado é o diferencial da Internet

Empresa de Home Care pernambucana aposta em tratamento humanizado para o paciente e reconhecimento para o profissional

Na internet, a foto de uma médica seguida de palavras descrevendo a qualidade de seu trabalho. Em outra página, elogios feitos pela filha de uma paciente a um técnico de enfermagem que foi muito carinhoso com sua mãe. A diretora presidente da empresa de homecare de Recife (PE), Paula Meira, explica o porquê da divulgação dessas mensagens: “A gente fala para o colaborador: você valoriza a vida e nós valorizamos você. Para eles é muito difícil lidar com famílias em momento de desespero, que muitas vezes descontam a frustração nos profissionais. Então, esse reconhecimento é um gesto, ainda que muito pequeno”.

Paula explica que a Interne busca colocar essa sensibilidade em prática de forma bilateral, para paciente e colaborador. Entre os clientes, a cada 15 dias é feita uma pesquisa de qualidade para saber onde é possível melhorar. “Quando percebem a humanização, os dois lados se sentem melhor”, diz.

É justamente essa humanização que dá o tom em um espaço inaugurado em outubro deste ano pela empresa. No Espaço Interne, o paciente recebe acompanhamento e aprende a aplicar a prevenção no seu dia a dia. Aqueles que têm condições de locomoção são convidados a participar de grupos para receber suporte e dicas sobre como lidar com sua doença, além de outras atividades.

Essa necessidade de estreitar relações com pacientes e colaboradores foi aprimorada pela Interne desde sua fundação. A empresa foi inaugurada em 1977, como filial de uma norte-americana. Paula conta que, naquela época, as operadoras de planos de saúde não estavam prontas para comprar este serviço.

Seis anos depois, a franquia foi desfeita e a empresa se tornou independente. Para ela, ainda hoje muitos desconhecem os benefícios da assistência domiciliar. “No homecare resgatamos o carinho e o acolhimento. Resgatamos aquele médico que olha nos seus olhos e damos a possibilidade para o paciente de terminar sua vida em casa”, diz.

Com cerca de 800 funcionários, a empresa pernambucana atende diariamente mais de 200 pacientes de homecare e do Curabem, serviço de curativos para aqueles que não podem se locomover. Enquanto o homecare concentra 90% dos esforços da empresa, Paula explica que o crescimento da empresa se deve à coragem de ampliar seu escopo de atuação. Programas como o Fiqbem (para gerenciamento de pacientes crônicos por meio de medicina preventiva) e o Durmabem (que oferece exames para detectar distúrbios do sono dentro de casa) contribuem bastante para o crescimento de 20% esperado para este ano. Outro produto que impulsiona a expansão da empresa é o Serviço Interno Móvel, por meio do qual a Interne monta estruturas de postos médicos volantes em shows e outros eventos que demandam assistência médica emergencial.

Paula aponta ainda para outros focos de atuação da Interne. “Temos duas especialidades em plena crise dentro do hospital que trouxeram um gancho para o crescimento. Somos especializados em pediatria e qualquer família prefere tratar a criança em casa. O outro ponto é fazer com que as operadoras de planos de saúde entendam que o melhor lugar para o tratamento quimioterápico num segundo momento é em casa”, diz.

Para concretizar os planos de expansão, a Interne busca conversar com as mídias que atingem diretamente quem indica. “Procuramos com frequência a comunidade médica, participamos de convenções, de eventos. Se o hospital mandar um panfleto de mamografia para a minha casa, não vai fazer diferença. É preciso convencer o médico de que o serviço é bom”, compara a gestora.

Fonte SaudeWeb

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