Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Corrida: Evite lesões conhecendo seu tipo de pisada

Foto: Augusto Gonçalves
O atletaAdriano Bastos corre na esteira na fase dinâmica do teste da pisada
A informação ajuda na escolha do tênis mais adequado, garantindo conforto e menos risco de se machucar

Correr é uma atividade física bem fácil de ser praticada. Você calça o tênis e pode rodar por ruas ou parques em qualquer lugar do mundo.

Essa liberdade é um das coisas que mais me atrai no esporte. Mas o ato simples de calçar o tênis requer alguns cuidados.

Antes de comprar o modelo mais bonito (e como os fabricantes têm feito tênis lindos!) ou o mais tecnológico (igualmente, eles têm caprichado no quesito), é importante conhecer seu tipo de pisada.

Como fazer isso? A observação mais apurada de um especialista e alguns testes podem ajudar no diagnóstico.

Seu pé pode ser normal, plano ou cavo. E sua pisada pode ser pronada (pisada para dentro); supinada (pisada para fora) ou neutra (não tem desvio de pisada). Com essas informações você pode escolher um modelo mais adequado para o seu pé – o que irá proporcionar maior conforto e menos riscos de lesões.

Com o crescimento do filão "corrida", muitas lojas especializadas em esporte vêm oferecendo e aperfeiçoando o teste da pisada. O mais novo e tecnológico desses recursos, batizado de Foot ID, chegou ao Brasil no início desse mês na Flagship Store Asics, em São Paulo. A loja abriga o laboratório para o teste, além de oferecer linhas especiais de vestuário para corrida, futebol e lifestyle.

Por meio do exame, o corredor conhece as dimensões reais de seu pé e descobre qual o tipo de pisada e pegada, com informações analisadas por uma equipe altamente treinada e conectada com o banco de dados mundial da marca, que informa qual calçado é o mais recomendado para o usuário.

Na primeira fase do teste é feita uma análise 3D dos pés do corredor, por meio de um software desenvolvido no Japão. Neste momento os pés são escaneados e medidos com lasers e ajuda de oito câmeras.

Em uma segunda etapa, é feita uma análise da corrida: o corredor faz o teste em uma esteira com um par de tênis neutro, com marcadores embutidos. O teste dura cerca de 15 minutos.
“A maioria dos testes apenas escaneiam a sola do pé. O Foot ID analisa o pé inteiro, conseguindo identificar deformidades, calos e angulações que aumentam a precisão e colaboram para uma excelente corrida”, explica Raul Filho, gerente de varejo da Asics, especialista no Foot ID.

“É um teste bem mais preciso, que dá segurança para a escolha do tênis. O calçado correto faz toda diferença na corrida, tanto para ter melhor performance quanto para evitar lesões”, atesta o atleta Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona da Disney, figura frequente nas corridas de rua por todo o país.

Para realizar o Asics Foot ID é necessário fazer um agendamento pelo telefone (11) 3064-0674.

Resultado detalhado do Foot ID de Adriano Bastos: pisada pronada - Foto: Augusto Gonçalves

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário