Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma pessoa morre a cada 3 dias em São Paulo por cair da laje

Somente em 2011, 2.649 pessoas foram atendidas após caírem. Levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde paulista.

Um levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que uma pessoa morre a cada três dias por cair de lajes no estado. A estatística foi montada de acordo com dados de 2.649 internações em 2011, todas causadas por acidentes envolvendo balcões, sacadas, muros, telhados e torres. Dessas, 136 morreram.

Ao todo, esses atendimentos custaram R$ 3,2 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) paulista. Para Silvana Nigro, cirurgiã-geral e gerente do pronto-socorro do hospital estadual do Mandaqui, em São Paulo, o risco das quedas é especialmente letal para crianças, que costumam brincar e empinar pipas em lugares altos.

Segundo a médica, a falta de estruturas de proteção em pavimentos superiores de casas é um dos motivos para o índice de quedas em São Paulo. É comum o uso de lajes como áreas de recreação e lazer, mas muitos moradores deixam de proteger o local com muros ou grades. Outro perigo está no contato com fios elétricos no alto.

Lesões por quedas de lajes variam desde escoriações e contusões até a fraturas nos membros, coluna, tórax e crânio. Silvana recomenda que, em caso de acidentes, o atendimento inicial à vítima seja feito com cuidado para que não se movimente a região do pescoço.

Caso o acidentado esteja nervoso, a pessoa que o socorre deve tentar acalmá-lo e ligar para o serviço de resgate o mais rápido possível. É importante informar o endereço do local da queda com precisão, para evitar atrasos na chegada dos serviços de emergência. Ele também poderá informar se a vítima tem alguma fratura exposta, sangramento visível ou se está consciente.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário