Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lancheira saudável: limitar guloseimas ajuda no combate a obesidade

Ampla oferta de produtos hipercalóricos influencia na má alimentação


Com um consumo maior doces, chocolates, frituras e refrigerantes, segundo dados do IBGE, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos nos últimos 20 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas). E o cenário fica ainda mais preocupante por conta dos hábitos alimentares com poucas frutas e verduras, a ampla oferta de produtos hipercalóricos e a diminuição das atividades físicas nas horas de lazer.

— As guloseimas sempre serão o primeiro pedido de uma criança que já saboreou um doce. Fonte de açúcar, sódio e gordura, os doces precisam ser consumidos com muita moderação. Ou seja, os pais precisam limitar a quantidade e a frequência para no máximo 2 vezes por semana. Caso contrário, a criança pode aumentar a chance de ter excesso de peso, diabetes, aumento do colesterol e dos triglicerídeos — explica a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo.

Aumentar o consumo de frutas e balancear o lanche levado para escola, assim como evitar que o jantar seja servido muito tarde são estratégias para evitar o acumulo de gordura. Afinal, uma refeição muito rica em lipídios (gorduras) aumenta o tempo da digestão, podendo também deixar a criançada agitada.

Segundo a nutricionista, na lancheira não podem faltar frutas ou sucos, carboidratos e proteínas.

— E o ideal para o jantar é montar um cardápio balanceado com saladas, carnes magras, algum tipo de carboidrato e frutas, e consumi-lo 2 horas antes do horário de dormir para garantir um sono tranqüilo — completa a nutricionista.

Dicas de lancheira saudável
Opção 1:3 bisnaguinhas integrais com blanquet de peru, suco natural de morango,1 maçã e 3 castanhas do Pará;

Opção 2:5 cookies integrais, suco natural de caju,1 banana e 3 amêndoas

Opção 3:3 torradas, 1 queijo processado, suco natural de acerola e 3 nozes

Opção 4:2 fatias de pão integral com blanquet de peru, suco natural de laranja,1 kiwi e 3 castanhas de caju

Opção 5: 3 bisnaguinhas integrais com requeijão, suco de uva integral, morangos frescos e 3 macadamias

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário