Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de março de 2012

Chá preto

Resumo
Chá preto: planta medicinal e bebida utilizada principalmente como estimulante nos casos de fadiga. É apresentada quase sempre em forma de chá (infusão).

Observações
Bebida muito consumida no mundo inteiro. O chá é principalmente utilizado por seu sabor e não necessariamente por seu efeito excitante como é o caso do café. Suas virtudes antioxidantes o fazem ser uma das bebidas mais aconselhadas como meio de prevenção e tratamento.

Nomes
Nome em português: Chá preto
Nome latim: Camellia sinensis
Nom inglês: Black Tea
Nome francês: thé noir
Nome alemão: Schwarzer Tee, Tee
Nome italiano: tè nero

Família
Teáceas

Componentes
Alcalóides da purina como a cafeína (=teína), flavonóides, triterpenes, óleo essencial, taninos.

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos do chá preto
Estimulante (cafeína), diurético (cafeína), emagrecedor, antioxidante (flavonóides).

Indicações do chá preto
Fadiga (cafeína), envelhecimento (antioxidante, graças aos flavonóides), enxaqueca (cafeína), diarréia (taninos): para tratar as diarréias é necessário deixar o chá em infusão por cerca de dez minutos, estresse (segundo estudos clínicos de 2007), gastroenterite, aftas (aplicar um sachê úmido sobre as aftas).

Efeitos secundários
Excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo de várias taças ao dia).

Contra-indicações
Problemas cardíacos (devido ao teor de cafeína).

Interações
Desconhecemos.

Preparações a base de chá preto
*chá preto

* É recomendado na preparação do chá preto deixar o sachê em infusão durante 3 minutos se quisermos um chá rico emcafeína(=teína), útil em casos de fadigas ou enxaquecas.

Porém se deixarmos em infusão por mais de 3 minutos ou 10 obteremos um chá rico em taninos, que mascaram a cafeína (seu teor diminui) e pode então ser utilizado para combater as diarréias leves. Esse chá apresenta menos efeitos excitantes o que o torna ideal para ser consumido à noite, antes de ir dormir (para as pessoas sensíveis à cafeína.).

Onde cresce a planta de chá preto ?
O chá cresce principalmente na Ásia.

Quando colher a planta de chá ?
-

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário