Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de março de 2012

Cinco atitudes para garantir a dose correta de vitamina D

Expor-se ao sol por pelo menos 15 minutos sem protetor é uma das dicas
Índice adequado dessa vitamina pode garantir o bom funcionamento do sistema imunológico e a saúde dos ossos

No, Brasil, mais de 99% da população entre 19 e 59 anos não consome a quantidade necessária de vitamina D.

A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam ingeridas pelo menos 10 microgramas por dia.

Acima dos 60 anos, quando os cuidados devem ser redobrados, a pesquisa apontou que 99% não consumiam o valor adequado dessa vitamina.

A carência dessa vitamina essencial à saúde pode levar à descalcificação óssea ou, em casos mais graves, à osteoporose.

Além disso, quando os níveis de vitamina D no corpo estão adequados, diminuem as chances de desenvolvimento de resistência à insulina ou de deficiência deste hormônio no corpo.

De acordo com a Academia Americana de Médicos da Família, essa vitamina também protege de doenças crônicas como o diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.

Idosos, obesos e bebês em fase de amamentação estão no grupo de maior risco da falta desse nutriente.

Confira o que você pode fazer para garantir a sua dose certa de saúde:

1 - Exponha-se ao sol de 15 a 30 minutos, até as 10h ou das 16h em diante, sem protetor solar. “Não precisa ser o corpo inteiro, pode ser apenas as pernas ou os braços, por exemplo. Evite expor o rosto, pois a pele é mais sensível nessa região", alerta o dermatologista Silvio Junior.

2 - Emagreça. Pesquisas já identificaram a relação entre a obesidade e a insuficiência de vitamina D presente no organismo.

3 - Converse com seu médico sobre a realização de um exame simples, de sangue, chamado “25-hidroxi vitamina D.” Ele pode detectar se há deficiência dessa vitamina no organismo.

4 - Consuma alimentos enriquecidos com vitamina D, como leite e outros derivados.

5 - Inclua no cardápio peixes mais gordurosos como o salmão, a sardinha ou o atum, que são ricos nessa vitamina. "Óleo de fígado de peixe também é uma boa pedida para quem quer reforçar o índice de vitamina D. Mas vale reforçar que em conjunto com os alimentos, a exposição ao sol é essencial", alerta a endocrinologista Claudia Chang.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário