Trinta mil profissionais já podem emitir atestados certificados de forma online. Objetivo é evitar fraudes e viabilizar o controle das empresas
A brasileira Veus Technology, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), oferece, desde fevereiro, serviço que viabiliza a emissão de atestados médicos certificados digitalmente. O objetivo da proposta é evitar fraudes ou roubos de talões de atestado médico.
A tecnologia, batizada de ”E-atestado”, permitirá com que os 30 mil médicos associados à APM possam assinar digitalmente seus atestados por meio de um sistema de identificação digital, totalmente online.
De acordo com o diretor da Veus Technology, Marcelo Botelho, a iniciativa é pioneira e atende às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo a Certisign como a certificadora digital.
“Os médicos já têm padronizados uma série de atestados na web. O profissional emite o documento, que fica no site, e tira uma cópia para o paciente, contendo um número de controle. Dessa forma, a empresa pode checar se as informações do atestado são verdadeiras”, explica Botelho.
Segundo ele, a tecnologia utilizada é idêntica ao da Receita Federal, incluindo alto nível criptografia e segurança da informação.
Futuro
A APM é a parceira inicial, mas a expectativa é de que o serviço se estenda para todos os médicos no âmbito nacional.
“Fechamos um contrato com a APM. Hoje, cada atestado em papel, com formulários próprios, é vendido ao médico. Estamos fazendo a mesma coisa, mas digitalmente”, diz Botelho.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário