Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de março de 2012

Portugal:

A maioria dos doentes que chegam à Urgência
de Portimão são idosos com problemas respiratórios
As infecções respiratórias graves, associadas à gripe, estão a deixar os serviços de Urgência dos dois hospitais algarvios, de Portimão e Faro, congestionados, o que está a obrigar a um tempo de espera, em alguns casos, entre 7 a 8 horas.

Fonte do INEM confirmou ao CM que têm existido "algumas situações caóticas". O problema é idêntico noutros hospitais do País. O caso mais grave foi registado no Barreiro, onde foi necessário desviar doentes para Almada e Setúbal.

No Algarve, na última semana, a afluência aos hospitais tem sido mais elevada mas, segundo Pedro Quaresma, director do Serviço de Urgência do Hospital do Barlavento, "não pode ser considerada anormal". O mesmo responsável explicou ao CM que a razão para o "congestionamento pontual" está relacionado com "a maior percentagem de casos graves, que requerem mais atenção da parte do médico, e precisam de internamento".

Segundo lamentou ontem ao CM um utente das Urgências do Hospital do Barlavento, o tempo de espera "chega às 8 horas, em alguns casos, porque não há médicos suficientes para tanta gente". O director do Serviço de Urgência admite que "com os recursos humanos disponíveis se torne mais complicado dar a resposta adequada a cada doente". O CM apurou que a Urgência Pediátrica da unidade de Portimão sofreu também um "pico de afluência". No Hospital de Faro o cenário é semelhante. As doenças respiratórias, associadas ao surto de gripe que tem afectado, principalmente, idosos, tem lotado o serviço de Urgência. No entanto, segundo fonte da unidade hospitalar, "não representa uma situação anormal para esta altura do ano".

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário