Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dengue

Definição
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos.

Nomes alternativos
Febre da dengue; febre quebra-ossos;

Causas, incidência e fatores de risco

Há muitas espécies de mosquitos que podem transmitir doenças infecciosas,
como febre do Nilo Ocidental, malária, febre amarela, encefalite viral e dengue

A dengue é causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. É transmitida pela picada de mosquitos, mais frequentemente pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em regiões tropicais e subtropicais. Essas regiões incluem:

Arquipélago da Indonésia ao nordeste da Austrália
América Central e do Sul
Sudeste da Ásia
África subsaariana
A dengue é cada vez mais percebida em pessoas que viajam pelo mundo.

A dengue não deve ser confundida com a dengue hemorrágica, que é uma doença distinta causada pelo mesmo tipo de vírus, mas apresenta sintomas muito mais graves.

Sintomas
A dengue começa com uma febre alta súbita, geralmente acima de 40°C. Uma erupção vermelha e plana pode surgir em grande parte do corpo de 2 a 5 dias após o início da febre. Uma segunda erupção, semelhante ao sarampo, surge em um estágio posterior da doença. As pessoas infectadas podem ter a sensibilidade da pele aumentada e se sentem muito indispostas.

Outros sintomas incluem:

Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos)
Fadiga
Dores nas articulações
Dores musculares
Náusea
Nódulos linfáticos inchados
Vômito

Exames e testes
Os testes que podem ser realizados para diagnosticar esta doença incluem:
Teste para determinar o título de anticorpos e o tipo de vírus da dengue
Hemograma completo
Exames sorológicos para identificar anticorpos de vírus da dengue

Tratamento
Não há um tratamento específico para a dengue. Você vai precisar tomar líquidos caso tenha sinais de desidratação. O paracetamol é usado para tratar a febre alta. Evite tomar ácido acetil salicílico.

Evolução (prognóstico)
A doença geralmente dura uma semana ou mais. Embora seja desagradável, a dengue não é fatal. As pessoas com essa doença se recuperam completamente.

Complicações
Convulsões febris
Desidratação grave

A dengue, ou febre do Nilo Ocidental, é uma doença viral branda transmitida por mosquitos que provoca febre, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. O tratamento inclui reidratação e espera-se recuperação. Uma segunda exposição ao vírus pode resultar na dengue hemorrágica, uma doença potencialmente fatal.

Ligando para o médico
Procure seu médico caso tenha viajado para uma região conhecida pela ocorrência da dengue e apresentado sintomas dessa doença.

Prevenção
Cobrir as partes do corpo, usar repelente contra mosquitos e redes podem ajudar a reduzir a exposição a mosquitos. Viajar durante períodos de baixa atividade do mosquito também pode ajudar.

Programas de combate ao mosquito podem reduzir o risco de infecção.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário