Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Descarte incorreto de remédios pode causar danos ao meio ambiente

Em Porto Alegre, apenas duas farmácias fazem esse recolhimento

Todos já estão cientes de que o uso de medicamentos deve ser feito conforme recomendação médica, que a automedicação não soluciona os problemas e que deve-se comprar remédios conforme a necessidade de tratamento. Porém, quando há excedentes, como deve-se descartá-los?

É comum encontrar em casa sobras de comprimidos nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. Porém, na hora de jogá-los fora, algumas pessoas ainda não sabem como proceder.

Os resíduos provenientes dos remédios podem ser perigosos, principalmente quando descartados no lixo comum ou na rede de esgoto, pois há a possibilidade de contaminação do solo e da água. A representante da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), órgão que regulamenta o recolhimento desses medicamentos, Amanda Vieira, explica:

— Às vezes, a pessoa nem sabe que está fazendo errado, falta informação e conscientização ambiental.

Em Porto Alegre, apenas duas farmácias estão cadastradas para fazer essa coleta, a Panvel e a Pharma & Cia. Os remédios são encaminhados a aterros industriais. Porém, de acordo com Amanda, ainda não há a obrigatoriedade no serviço, mas já existe uma lei em trâmite para que todos os estabelecimentos tenham que realizar esse serviço.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário