Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que é um hospital inteligente?

Conceito vai muito além de uma instituição sem papel

Hospital Inteligente é o novo conceito cunhado pelos americanos para entidades de saúde totalmente digitalizadas. Este parece ser o futuro dos hospitais que buscam qualidade, eficiência e produtividade. Desapegar do papel talvez seja o primeiro passo para o alcance desse tamanho avanço tecnológico, mas está longe de ser o suficiente.

Para uma unidade “sem papel” (paperless) não basta digitalizar os prontuários eletrônicos, mas integrá-los a todas as áreas clínicas do hospital como farmácia, centro cirúrgico, departamentos de imagens, entre outros.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Diretor de TI da Bionexo, Cláudio Giulliano Alves da Costa, o retorno de uma digitalização bem sucedida são:

-exclusão do papel
-maior eficiência e produtividade
-redução significativa de custos
-maior qualidade na atenção ao paciente
-melhores indicadores como, por exemplo, menores índices de eventos adversos

“A informação trafega de forma eletrônica e digital, melhorando o funcionamento do hospital”, afirma Costa durante o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios, desta quinta-feira (19).

Por onde começar?
Para tornar-se uma instituição inteligente, é preciso, segundo o presidente da SBIS, planejar com cautela as ações. Costa lista os passos fundamentais:

-Projeto
-Planejamento
-Organização dos Processos
-Padronização dos Cadastros
-Boa Infraestrutura de Sistemas/rapidez

Apesar da tendência apontar para a digitalização da saúde, e os resultados serem promissores, existem, atualmente, barreiras evidentes. Entre elas:

-Altos custos
-Mudança de cultura dos profissionais
-Interfaces ruins
-Desafios em relação à segurança, privacidade e confidencialidade
-Falta de visão ou conhecimento

Este foi o cenário exposto pelo presidente da SBIS, e fica evidente que uma quebra de paradgima terá que acontecer para a expansão de redes de saúde integradas e inteligentes.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário