Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acreditação em saúde deslancha no Brasil

Para a Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação o aumento da demanda das instituições pela acreditação reflete um novo cenário político para a área de saúde

A importância de sistematizar os processos assistenciais para garantir a qualidade e a segurança dos pacientes vem se disseminando com mais força entre os gestores de instituições de saúde do Brasil nos últimos anos. Um importante reflexo disso foi o aumento de mais de 20%, entre 2010 e 2011, no número de instituições acreditadas segundo a metodologia da Joint Commission International (JCI), braço internacional da The Joint Commission, organização americana com maior experiência no mundo na área de acreditação. Atualmente, as instituições brasileiras acreditadas de acordo com os padrões internacionais da JCI formam um cenário de 33 organizações, entre hospitais, ambulatórios, programas de cuidados continuados e até operadoras de planos de saúde.

Ainda que esses números representem uma parcela pequena dentro do conjunto de mais de 6 mil hospitais no Brasil, eles apontam para o crescimento rápido do interesse dos gestores da saúde por comprovar a qualidade de seus serviços por meio da acreditação, uma ferramenta relativamente recente no País. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a The Joint Commission completa 61 anos de atuação, já foi atingida a marca de mais de 18 mil instituições acreditadas de acordo com as normas da organização — 85% do total do país. Além disso, a tradição norte-americana pela estandartização da prática de assistência hospitalar remonta ao início de década de 1910, sendo o primeiro manual de padrões lançado em 1926.

Dessa maneira, comparar o universo da acreditação em saúde nos dois países pode indicar uma visão limitada, senão temerária, da atual situação brasileira. A acreditação começou a entrar na pauta do setor de saúde do País no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990 em São Paulo e Rio de Janeiro, estados hoje na vanguarda em número de instituições acreditadas. A partir de 2000, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), passou a atuar em parceria com a JCI, passando a oferecer a acreditação conjunta com a organização estrangeira, implantando no Brasil uma metodologia já reconhecida e atestada ao redor do mundo.

Desde então, o crescimento de instituições acreditadas tem sido constante. Apenas em 2011, 95 instituições de saúde estiveram em preparação para acreditação, entre elas 43 hospitais, 20 ambulatórios, 15 programas de cuidados clínicos e três operadoras de planos de saúde. Nesse panorama, o Nordeste tem se sobressaído como um importante pólo, com três instituições já acreditadas e outras cinco em processo de preparação. Esses números nos dão uma projeção de um crescimento de 30% em novas acreditações e certificações nos próximos três anos em todo o Brasil.

O aumento da demanda das instituições pela acreditação reflete um novo cenário político para a área de saúde. Os gestores públicos já estão atentando para a preocupação com a qualidade dentro dos hospitais e isso aponta, num futuro próximo, em novas políticas e procedimentos que deverão ser seguidos pelas instituições para atingir a excelência no atendimento. Nesse sentido, as organizações acreditadas, que seguem os padrões de segurança preconizados pela JCI, vão despontar como importantes exemplos de êxito em qualidade e segurança ao paciente.

*Por Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário