Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de maio de 2012

Dieta das noivas faz obeso perder peso e ficar sem comer nada por dias

Tratamento com sonda é recente no Brasil e indicado em casos de obesidade mórbida

A polêmica dieta das noivas, que vem fazendo sucesso nos Estados Unidos, chega ao Brasil.

O tratamento indicado em casos de obesidade mórbida é feito com uma sonda, instalada no nariz do paciente, fazendo com que ele fique até dez dias sem comer nada.

Cansada de tentar outros procedimentos, Cláudia resolveu investir na dieta com sonda.

— É uma sonda gástrica que é colocada e fornece alimentos 24 horas por dia. Então a pessoa não sente fome, mas não pode mastigar nada, só tomar água, chá sem açúcar e adoçante e café sem adoçante, nada de doce.

O objetivo de Cláudia é perder dez quilos, um a cada dia, com a sonda.

A dieta da sonda foi criada em 2005, por um italiano e logo se espalhou pelo mundo, fazendo sucesso principalmente entre as noivas americanas que queriam perder peso antes do casamento. A sonda passa pelo esôfago e chega até o estômago, fornecendo um suplemento de proteína para o que o paciente não tenha problemas de saúde. O tubo fica conectado a um aparelho elétrico e bombeia o alimento líquido para o estômago.

Durante dez dias, um alimento líquido que fica em um saco plástico será a única fonte de vitaminas de Cláudia. Ela parece não se importar, mesmo com os olhares que atrai na rua, por conta do saco plástico com o líquido de proteínas que fica com ela o tempo todo.

— As pessoas olham, porque tem a impressão de que estou doente. Mas para mim é normal, acabo nem reparando.

O doutor César Mezadri Araújo, um dos pioneiros no Brasil a usar o sistema de emagrecimento afirma que os pacientes chegam a perder até 10% da gordura corporal. Isso porque ele recebe apenas 800 calorias por dia, sendo um litro de proteína a cada doze horas.

— A pessoa não come, apenas faz uma suplementação protéica com vitaminas e minerais.

De acordo com a especialista em distúrbios alimentares do Hospital das Clínicas, Ana Carolina Pereira Costa, entretanto, o processo pode ser prejudicial, já que não fornece nenhum tipo de carboidrato ao paciente.

— Pode oferecer danos, comprometimentos neurológicos, renais, cardiovasculares enfim, tudo para que a pessoa consiga emagrecer. Porém, como ela vai ter pouco carboidrato no organismo, o corpo vai queimar mais proteínas, ou seja, queimar massa muscular e não só a gordura.

Confira o vídeo que mostra o tratamento com sonda

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário