Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de maio de 2012

Acomodar corretamente a criança durante e após a amamentação pode evitar acidentes

Em Caxias do Sul, pronto-atendimento registra pelo menos um caso por mês de engasgo após a mamada

A amamentação, seja no peito ou na mamadeira, é um dos momentos de maior intimidade da mãe com o bebê. E também um dos mais importantes. O ato requer cuidados da mãe, do pai ou do cuidador, para que a criança receba o alimento sem perigos. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul tem registros de 10 mortes de bebês por acidentes em 2011, dois deles por asfixia, número que pode incluir problemas com a ingestão do leite.

— Há situações em que a criança mama e acaba adormecendo sem que tenham sido tomados os devidos cuidados — aponta a titular da DPCA, delegada Suely Rech.

Segundo o gastroenterologista pediátrico Charles Angeli, presidente do Departamento de Pediatria da Associação Médica de Caxias do Sul, as crianças podem ter engasgo ou refluxo durante ou após a mamada. Embora não seja comum, o problema pode levar à morte, caso a criança não seja socorrida. No Pronto-Atendimento 24 Horas de Caxias, por exemplo, a média é de um caso por mês.

Para evitar surpresas, Angeli explica que precauções devem ser tomadas, como acomodar o bebê de forma correta. A criança nunca deve mamar em posição totalmente horizontal, mas levemente inclinada, com as pernas mais baixas que o restante do corpo. Bebês que mamam no peito costumam ingerir o leite muito rápido, o que pode causar engasgo.

— A mãe deve parar a amamentação, segurar a criança em pé, deixá-la se acalmar e depois continuar — ensina Angeli.

Crianças que sofrem de refluxo devem receber ainda mais atenção, porque podem apresentar o problema enquanto mamam e engasgar com o leite. Uma das recomendações médicas é acompanhar o bebê durante todo o ato da amamentação.

— Algumas crianças já seguram a mamadeira com as mãos, então as mães as deixam. Mas o correto é acompanhar de perto o tempo todo — diz Angeli.

Saiba mais

:: Crianças com problemas anatômicos na face ou neurológicos, com histórico de engasgos, devem ser levadas ao médico. Ele orientará a amamentação.

:: Após a amamentação, segure a criança em pé por 15 a 30 minutos, até ela arrotar. Não é necessário dar tapinhas leves nas costas.

:: Se ela não arrotar, tome os seguintes cuidados ao deitá-la: se a criança não tem refluxo, deite-a de barriga para cima. Se tem refluxo, acomode-a de lado, com o lado esquerdo para baixo e incline o berço em cerca de 30 graus.

:: Se a criança tiver dificuldade para respirar ou começar a ficar roxa, leve-a imediatamente ao hospital.

:: Se a criança engasgar, segure-a na posição vertical e imediatamente vire-a de cabeça para baixo ou de lado, no colo. Mantenha a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

:: O bebê deve mamar sempre em posição inclinada, nunca deitado totalmente na horizontal. A dica vale para os que mamam no peito ou na mamadeira, e mesmo os recém-nascidos.

:: Nunca deixe a criança sozinha enquanto ela mama.

:: Se o bebê mamar muito rápido, afobado, pare, segure-o em pé, acalmeo e retome a amamentação.

:: Se a criança estiver resfriada ou gripada, com o nariz obstruído, faça limpeza nasal com soro fisiológico (em gotas ou spray) antes da amamentação.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário