Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de maio de 2012

Medicamento único poderia tratar várias doenças cerebrais

Cientistas britânicos conseguiram cessar a degeneração das células do cérebro de ratos com remédio

Pesquisadores britânicos já estudam a possibilidade de usar um mesmo medicamento para combater uma série de doenças que afetam o cérebro, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Em um estudo publicado na revista Nature, eles afirmam ter cessado a degeneração cerebral de ratos de laboratório e dizem que o mesmo procedimento pode ser aplicável a humanos.

Várias doenças degenerativas resultam da composição de proteínas mal formadas. Os pesquisadores da Universidade de Leicester o que causava a má formação nos ratos e como ela matava as células cerebrais. Eles mostraram que conforme os níveis de proteínas defeituosas se elevam, as células tentam cessar a produção de todo tipo de novas proteínas.

É o mesmo mecanismo usado pelas células quando há uma infecção de vírus - interromper a produção de proteínas interrompe a disseminação do organismo. Mas "desligar" o sistema por um longo período acaba por prejudicar as células cerebrais, que também param de produzir as proteínas das quais necessitam para funcionar.

A equipe então tentou manipular a interrupção de proteínas. Quando conseguiram impedir as células de "desligar", evitaram que o cérebro de degenerasse. Nesses casos, os ratos viveram significativamente mais.

A pesquisadora Giovanna Mallucci explica que "a chave do processo é a interrupção da produção de proteína. A proteína em si é ignorada e é isso que torna o estudo relevante". A ideia, que ainda não foi testada, é saber se o a prevenção do desligamento pode prevenir doenças priônicas - causadas por proteínas defeituosas.

"O que o processo nos dá é um caminho, ou seja, um tratamento que pode ter benefícios ante várias doenças. A ideia ainda está em seus estágios iniciais. Ainda precisamos confirmar esse conceito em outros distúrbios", afirma a pesquisadora.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário