O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de ACTH (hormônio adreno-corticotrófico), hormônio produzido normalmente pela hipófise, que age na glândula adrenal.
Para que serve: diagnóstico de desordens do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, como doença de Cushing, doença de Addison, síndrome de secreção ectópica do ACTH (nas quais se encontra em níveis elevados), adenoma e carcinomas adrenais (nos quais se encontra reduzido). A dosagem dos níveis de ACTH é bastante útil para diferenciar insuficiência adrenal primária de secundária. Na insuficiência primária, são encontradas baixas concentrações de cortisol no sangue, com altos níveis de ACTH. Na insuficiência secundária, há redução da produção hipofisária de ACTH, com baixos valores de cortisol e ACTH.
Obs.: uma única dosagem de ACTH pode se encontrar dentro dos valores de referência em casos de doença de Cushing (produção excessiva de ACTH) ou deficiência limítrofe do hormônio.
Valor de referência: inferior a 46,0 picog/mL
Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso.
- O horário da coleta de sangue para dosagem de ACTH é importante, em virtude da variação circadiana (ao longo do dia) do hormônio.
Fonte boasaude@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário