Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de maio de 2012

Quer curvas em tempo recorde?

Saiba mais sobre o aparelho que utiliza a vibração para exercitar o corpo

Depois que celebridades como Madonna levaram para casa o Power Plate, uma plataforma vibratória em cima da qual é possível realizar inúmeros exercícios, ele se tornou a nova estrela do fitness.

O grande destaque da máquina (além de ser usada pela escultural rainha do pop) é que, segundo o fabricante, são necessários apenas 30 minutinhos de ginástica, três vezes na semana, para observar bons resultados, como perda de medidas e tonificação muscular.

“A plataforma vibra de 30 a 50 vezes por segundo em várias direções, o que gera desequilíbrio. Dessa forma, o esforço para fazer movimentos conhecidos, como agachamentos ou abdominais, precisa ser muito maior do que se você estivesse no chão”, descreve Guilherme Marques, diretor de marketing da empresa que representa o fabricante no Brasil. Isso significa, basicamente, que você reduz o tempo de ginástica e ainda dá um up no treinamento!

De outro planeta
Usar a vibração para estimular o corpo não é algo tão novo quanto parece. Isso já acontecia na antiga União Soviética, para tratar os astronautas que voltavam debilitados do espaço. “Por causa da ausência de gravidade, eles perdiam muita massa magra e densidade óssea. Com a plataforma vibratória, descobriu-se que era possível simular a ação gravitacional e reverter esse processo sem usar sobrecarga”, conta Alessandro Sampaio, coordenador técnico da academia Rio Sport Center, unidade Recreio, no Rio de Janeiro (RJ).

A ótima sacada do Power Plate, inventado na Holanda, em 2000, foi trazer esse conceito para o universo do fitness, já que muita gente não se sente estimulada a passar horas na academia, seja por causa do ambiente ou do modelo de treinamento. Quem verificou isso na prática foi a fisioterapeuta Flávia Andreotti, diretora clínica da Corpus Esthetic Center, de Maringá (PR).

“As pacientes que não gostam de malhar aprovaram o aparelho porque a sessão de exercícios é rápida e, ao mesmo tempo, bastante eficaz no processo de emagrecimento e modelagem corporal”.

A ala feminina tem mais motivos para comemorar: a vibração do equipamento provoca uma verdadeira drenagem linfática, combatendo a celulite, a velha inimiga da vaidade. “O equipamento também se mostrou um ótimo aliado para as mulheres com mais de 40 anos. Isso porque melhora significativamente a densidade óssea, comprometida quando chega a menopausa”, lembra Virgílio Fares Leite, fisioterapeuta e coordenador das aulas de Power Plate do SPA Mais Vida, em Brasília (DF).

Menos tempo, mais intensidade
Não se engane achando que a atividade em cima da plataforma é moleza: mesmo que o foco de um exercício seja um determinado grupo muscular, o desequilíbrio provocado pela vibração faz com que o restante do corpo também seja forçado a trabalhar. “Por isso, o gasto calórico é mais alto do que na musculação”, explica Leite. Para se ter ideia, uma pessoa bem condicionada, ou seja, capaz de realizar movimentos elaborados, pode gastar até 700 kcal em uma única sessão.

Justamente por causa desse trabalhão todo, o tempo de treinamento considerado ideal por especialistas e pelo fabricante não passa de 30 minutos, três vezes na semana. Seguindo essa fórmula, a fisioterapeuta de Maringá afirma que “em apenas um mês já dá para observar redução de flacidez, melhora de postura e diminuição do volume corporal”.

Nada de milagres
Vale ressaltar que não adianta apenas permanecer em pé, sentada ou deitada na plataforma para o corpo ficar do jeitinho que sempre sonhou. Afinal, a vibração é poderosa, mas não faz milagres. De acordo com Sampaio, “para quem é sedentário isso pode até trazer algum resultado. No entanto, o ideal mesmo para verificar os benefícios é realizar um trabalho progressivo, incluindo vários exercícios no treinamento”.

Para complementar as sessões de Power Plate – a máquina pode ser encontrada em academias, clínicas de estética e centros de reabilitação – o coordenador técnico da Rio Sport Center sugere ainda a realização de algum tipo de atividade aeróbica. “Para fortalecer o coração”, explica.

Cuidados básicos
Animou-se com a história de ganhar curvas num piscar de olhos? Então, a recomendação é a mesma de sempre: procure a avaliação de um médico antes de começar a suar a camisa, já que há algumas contraindicações em relação ao uso do aparelho. Grávidas e pessoas que têm labirintite, problemas cardiovasculares e de circulação (como trombose aguda), por exemplo, devem evitar o Power Plate. Prepare-se também para desembolsar um bom dinheirinho: cada sessão custa, em média, 70 reais.

Se a empolgação, por outro lado, é com a possibilidade de comprar a máquina vibratória e se exercitar no conforto do lar, assim como a Madonna, atenção: ainda que o fabricante dê uma aula demonstrativa, recomenda-se procurar um profissional para orientá-la nas primeiras sessões. Segundo Flávia, “é preciso ter muito cuidado com a postura e o tempo de exposição ao equipamento para evitar lesões musculares ou articulares”.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário