Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Ômega-3 reduz risco de inflamação em obesos saudáveis, diz pesquisa

Pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, mostra que uso de suplementos de ômega-3 reduz risco de inflamação em adultos saudáveis, mas com sobrepeso, sugerindo que esta seria uma forma de prevenir e tratar certas doenças.

Para realizar o estudo, os pesquisadores recrutaram 138 adultos (45 homens e 93 mulheres) de meia idade (média de 51 anos) que estavam com boa saúde, porém acima do peso, e que tinham um estilo de vida sedentário – uma vez que a inflamação crônica está relacionada ao excesso de gordura corporal. Baseado no índice de massa corporal (IMC), 91% dos voluntários estavam com sobrepeso e 47% eram obesos.

De forma aleatória – e sem alterar seus hábitos alimentares ou estilo de vida – os participantes receberam um comprimido de placebo ou um suplemento de ômega-3 de 2,5 gramas ou de 1,25 gramas durante quatro meses. O ômega 3 é uma gordura considerada boa e que pode ser encontrada em nozes e principalmente no salmão.

Ao final do período, os pesquisadores constataram que aqueles que tomaram os suplementos de ômega-3 apresentaram níveis mais baixos de duas proteínas no sangue que são marcadores conhecidos de inflamação, também chamados de citocinas pró-inflamatórias. O grupo que tomou a menor dose diminui em 10% os níveis desta citoncina, enquanto o de maior dose diminuiu em 12%. A diferença pode não ser tão significativa, mas aqueles que tomaram o placebo tiveram um aumento de 36% da proteína associaçada à inflamação.

Ômega-3 previne inflamação
“Esses dados apóiam a idéia de que uma dose maior de omega-3 não é melhor do que uma dose mais baixa em termos de prevenção da inflamação”, diz Martha Belury, coautora do estudo.

Outro resultado mostrou também que o uso do suplemento – independente da dose – diminuiu a diferença entre os níveis de ômega-6 e ômega-3 no sangue. O ômega-6 é a gordura insaturada, encontrada principalmente nos óleos vegetais e quando consumida em excesso, pode gerar uma série de doenças. A proporção de ômega-6 para ômega-3 na dieta ocidental é de geralmente 17 para 1, uma relação que os pesquisadores sugerem que deve ser reduzido em 4 para 1 ou mesmo 2 para 1.

Segundo, isto significa que, em termos de regulação da inflamação, o uso de suplementos de ômega-3 por pessoas com sobrepeso ou obesas é uma forma de mante-las saudáveis.

“Este é o primeiro estudo a mostrar que suplementos de ômega-3 levam à alterações em marcadores inflamatórios no sangue de pessoas com sobrepeso, mas saudáveis”, diz Jan Kiecolt-Glaser, principal autor do estudo. “Em termos de regulação da inflamação, isto sugere que esta seja uma maneira de mantê-los assim”, conclui.

Inflamação crônica
A inflamação crônica está relacionada a várias condições, incluindo a doença cardíaca coronária, diabetes tipo 2, artrite e doença de Alzheimer, bem como a fragilidade e o declínio funcional comuns ao envelhecimento.

A depressão está também associada com inflamação crônica, apesar de os mecanismos por trás desta relação não estarem claros. Neste estudo, os pesquisadores também procuraram determinar se os ácidos graxos ômega-3 poderiam reduzir os sintomas de depressão, mas os participantes apresentaram poucos sintomas no início do estudo, assim nenhuma redução significativa foi observada.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário