Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil vai até 6 de julho

Meta é vacinar 95% do público-alvo programado, o equivalente a 14,1 milhões de crianças em todo o país

Balanço do Ministério da Saúde divulgado na última quinta-feira (21) indica que mais de 10 milhões de crianças brasileiras já foram vacinadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Os imunizados, até o momento, são 71,3% do total na faixa etária de zero a cinco anos. A meta é vacinar, pelo menos, 95% dos 14,1 milhões de crianças, o que totaliza 13,5 milhões. A campanha segue até o próximo dia 6 de julho.

Até o momento, o maior percentual de crianças vacinadas está na faixa etária menor de um ano, atingindo 75%, ou 2,1 milhões de doses aplicadas. Os estados com as maiores coberturas vacinais, até o momento, são São Paulo (83,5%), Goiás (82,7%), Paraná (82,6%), Rio Grande do Sul (82,2%) e Santa Catarina (80,6%).

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, explica que, embora a campanha siga um ritmo considerado satisfatório, a meta de 95% de imunizados ainda não foi atingida. "É fundamental que os pais e responsáveis se conscientizem da importância de proteger as crianças para que possamos manter o Brasil livre da poliomielite" , alertou.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia súbita, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. A doença é considerada erradicada no Brasil desde 1994.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário