Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Portugal: SNS: Fraude pode ter tirado remédios do mercado

O Ministério da Saúde afirmou esta segunda-feira que o tipo de fraude que resultou na detenção de 10 pessoas relacionadas com a actividade médica e farmacêutica pode levar a que não se encontre no mercado nacional certos medicamentos essenciais.

"Não só as verbas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) são desviadas dos fins a que se destinam, como se corre o risco de não encontrar no mercado nacional certos medicamentos essenciais", lê-se num comunicado do Ministério da Saúde.

Esta posição do ministério de Paulo Macedo surge após a Polícia Judiciária ter hoje comunicado a detenção de dez "pessoas relacionadas com a actividade médica e farmacêutica, e apreendido diverso material", durante "uma operação de grande envergadura relacionada com a investigação de fraudes contra o SNS praticadas com o recurso a falsas prescrições de medicamentos".

Para o Ministério da Saúde, "também os interesses dos prescritores e dos profissionais de farmácia são severamente atingidos, ao associar-se, injustamente, a reputação de uma classe ao comportamento de alguns".

O comunicado explica que a fraude ocorria com "a emissão de receituário falso relativo a medicamentos, alguns deles rateados no mercado, com elevada comparticipação do Estado, em nome de utentes que deles não carecem e cuja prescrição desconhecem".

Desta forma, obtinha-se "fraudulentamente a respectiva comparticipação do SNS", uma vez que estes fármacos eram reintroduzidos "no mercado interno" ou exportados "para mercados externos".

A fraude lesava, "de forma especialmente grave, os interesses dos utentes e dos contribuintes portugueses".

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário