Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como prevenir a Trombose

Alterações genéticas, problemas no pós-parto, cirurgias e longas viagens podem desenvolver a doença ao comprometer a estrutura de coagulação sanguínea.

O problema é mais frequente do que se pensa: a coagulação anormal que acarreta a trombose, pode aparecer após cirurgias, no tratamento de tumores ou inclusive em retornos a longas viagens. Indícios como inchaço, dores e vermelhidão nas pernas advertem que é preciso ajuda médica imediatamente. Por isso é imprescindível saber se você possui predisposição a ele. Alterações genéticas, problemas no pós-parto, cirurgias e longas viagens podem desenvolver a doença ao comprometer a estrutura de coagulação sanguínea.

Tomar medicação que reduza o desenvolvimento dos coágulos, conservar as pernas em repouso numa altura mais alta do que o corpo e usar meias de compreensão são algumas das medidas preventivas adotadas por quem sofre de trombose. No entanto, só isso não é suficiente para afastar os riscos.

Pessoas mais suscetíveis à trombose
Pessoas obesas, em tratamento de tumores, que tiveram um derrame ou traumatismo graves e indivíduos com histórico familiar de trombose, são mais predispostas a desenvolver a doença. Mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou realizam reposição hormonal, assim como os fumantes, igualmente estão mais suscetíveis.

Risco à saúde
O risco mais grave da doença é a chamada embolia pulmonar. A condição ocorre quando pequenos coágulos desenvolvidos nas veias se desatam e pela circulação seguem até os pulmões, entupindo os vasos pulmonares e atrapalhando o fluxo de oxigênio no organismo.

Mais frequente nas pernas
Embora possa ocorrer em outras partes do corpo, cerca de 85% dos quadros, a trombose ocorre nas veias das pernas. Isso acontece devido à pressão venosa ser maior nas veias nas pernas do que em outras veias do corpo por causa da ação da gravidade.

Sintomas mais comuns
Os indícios mais usuais da doença são inchaço, dor, vermelhidão, endurecimento de uma veia e rigidez da musculatura da perna. Os coágulos formam-se inesperadamente, em segundos. Sua proliferação pode demorar horas ou dias se o tratamento não for realizado imediatamente.

Massagem
Os pacientes sem precedentes e sem fatores de risco não se beneficiam de massagens ou costumes como dormir com as pernas elevadas. No caso de trombose venosa aguda, o descanso com as pernas elevadas é imprescindível. O tratamento mais recomendado é feito com anticoagulantes.

Tratamento
O tratamento preventivo é realizado com remédios anticoagulantes, que evitam o desenvolvimento de coágulos. Pouco tempo foi lançado em alguns países, um novo anticoagulante oral, que previne o desenvolvimento de coágulos.

Esse novo remédio sobrepõe uma importante ferramenta no tratamento, já que, com ele não há necessidade de realizar diversas análises para conter a coagulação sanguínea. No entanto, o medicamento só é indicado para pacientes com predisposição ou com fatores de risco e que vão ser submetidos a cirurgias ou realiar longas viagens.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário