Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conheça quatro chás poderosos que esquentam e protegem a saúde

Canela, gengibre, camomila e cidreira têm ação terapêutica e são deliciosos no frio

Canela
Nome científico

Cinnamomum verum, Cinnamomum zeylanicum.

Nomes alternativos
Canela-do-ceilão, canela-da-china.

Descrição
Árvore de clima tropical originária do Ceilão (atual Sri Lanka), da Índia e da Indonésia, que adaptou-se muito bem em solo brasileiro, chegando a atingir de 5m a 9m de altura. A canela historicamente tem um comércio bastante lucrativo e era a especiaria mais procurada na Europa.

Há duas variedades cultivadas nacionalmente: a canela-do-Ceilão, que é mais doce e suave, e a canela-da-China. A casca e o óleo são muito utilizados na culinária e na indústria cosmética.

A casca é secada e enrolada manualmente em formato de canudo, tornando-se a conhecida canela em pau, enquanto os resíduos são moídos, transformando-se em pó.

Uso medicinal
Ainda não há comprovação científica de seus usos, mas algumas farmacopeias e sistemas de medicina tradicionais indicam a canela para tratar da falta de apetite, perturbações digestivas com cólicas leves, gases e sensação de plenitude gástrica.

Também é usada para aliviar dores abdominais acompanhadas de diarreia, cólicas menstruais ou ausência de menstruação.

Parte utilizada
Casca da árvore.

Modos de uso
Chá da casca fervida em água ou na produção de fitoterápicos como Amargol e Progemel.

Cuidados e contraindicações
Contraindicada durante a gravidez, no caso de febres de origem desconhecida e úlceras de estômago ou do duodeno. Pode reduzir a eficácia do antibiótico tetraciclina.

Efeitos colaterais
Reações alérgicas na pele e nas mucosas.

Camomila
Nomes alternativos
Camomila-alemã, Camomila-comum, Macela-nobre, Camomila-verdadeira, Margaça

Nome científico
Matricaria chamomilla L., Chamomilla recutita L.

Nomes alternativos
Camomila-alemã, camomila-comum, macela-nobre, camomila-verdadeira, margaça.

Descrição
Planta herbácea de pequeno porte, com caule ereto e altura de 30cm a 50cm. Suas flores são pequenas e semelhantes à margarida, com o centro amarelo e as pétalas brancas.

Usada desde a Antiguidade como medicamento, a camomila também é utilizada como planta ornamental no paisagismo, e seus extratos e óleos essenciais são componentes de produtos cosméticos e alimentícios.

Parte utilizada
Flores.

Uso medicinal
No tratamento de dificuldades digestivas como a dispepsia, má digestão, cólicas intestinais, náusea, vômito e gases. Seu chá também é muito utilizado como um calmante suave no tratamento da ansiedade e da insônia de fundo nervoso.

Por sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica, seu uso é recomendado externamente no caso de inflamações e irritações na pele e mucosas, arranhões, pequenos cortes, picadas de inseto e hemorroidas. Auxiliar no tratamento de diarreia em crianças e cólica nos bebês.

Modos de uso
Chá da infusão das flores, extrato líquido (em álcool 45%), tinturas, em bochechos, gargarejos e compressas. Encontrada também em comprimidos, xaropes, cremes e xampus fitoterápicos como Calmapax, Camomilina c, Confiare prevent, Gotas digestivas, Mustela. Kamilosan, Nene dent, Dermil camomila.

Cuidados e contraindicações
Contraindicada para alérgicos a plantas da família Asteraceae. Não aplicar na região próxima aos olhos e não engolir após bochecho ou gargarejo. O uso da tintura ou extrato em álcool não é recomendado para crianças e grávidas.

Efeitos colaterais
Reações alérgicas ocasionais. Náusea e excitação nervosa podem acontecer em caso de doses excessivas.

Capim-Cidreira
Nome científico
Cymbopogon citratus

Nomes alternativos
Capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso, cidreira.

Descrição
Com origem no sudoeste asiático, é uma planta frondosa e robusta que cresce formando touceiras. As folhas têm coloração verde-clara, são cortantes ao tato e muito longas, podendo atingir mais de um metro de comprimento.

A planta exala um aroma característico que lembra o do limão e é cultivada em vários estados brasileiros. O óleo essencial é valorizado no mercado nacional e internacional e tem várias aplicações, especialmente na indústria cosmética.

Outras espécies de plantas, como a Melissa officinalis L e a Lippia Alba, por exemplo, também são conhecidas como erva-cidreira ou capim-cidreira, no entanto, têm indicações e propriedades diferentes.

Parte utilizada
Folha.

Uso medicinal
Indicada para cólicas intestinais e uterinas e como um calmante suave nos casos de ansiedade ou insônia.

Modos de uso
Chá de infusão das folhas.

Cuidados e contraindicações
Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos ou calmantes e ser abortivo em doses concentradas.

Efeitos colaterais
Desconhecidos.

Gengibre
Nome científico

Zingiber officinale Roscoe.

Nomes alternativos
Gengibre-de-cochim, gingibre, mangarataia, marangatiá.

Descrição
Planta tropical com raízes grossas e nodosas, que se apresentam externamente em tons de marrom claro e internamente são amareladas.

É tradicionalmente usada como tempero e medicamento em várias culturas. O gengibre também dá sabor a alimentos e bebidas industrializados e é adicionado como fragrância na indústria cosmética.

Parte utilizada
Raiz.

Uso medicinal
Tem eficácia comprovada no tratamento de náusea e vômitos da gravidez, enjoo por movimento e pós-operatório. A farmacopeia brasileira menciona seu uso em casos de má digestão, e outros sistemas de medicina sugerem o gengibre para tratar gripes e resfriados, estimular o apetite e como anti-inflamatório no tratamento da enxaqueca.

Modos de uso
Como alimento (tempero, cristais açucarados, balas), chá da raiz fervida, óleo, pó e na produção de fitoterápicos como Melagrião, Progemel e xarope de limão bravo.

Cuidados e contraindicações
Pacientes com cálculos biliares, que tomem medicamentos anticoagulantes ou com desordens de coagulação sanguínea, irritação gástrica ou hipertensão devem utilizar apenas com acompanhamento de um profissional de saúde.

Deve-se evitar o uso por menores de 6 anos de idade. Embora estudos demonstrem que o gengibre pode ser usado com segurança para os enjoos da gravidez, gestantes devem procurar aconselhamento médico antes de usar qualquer medicamento ou planta medicinal.

Efeitos colaterais
Em doses maiores pode causar azia, diarreia e desconforto gástrico. Pode causar irritação se aplicado diretamente sobre a pele.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário