Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Samaritano coopera com projeto de implantação de cuidados

Projeto prevê que pacientes que necessitem de cuidados mais prolongados possam ser transferidos para unidades preparadas para esta finalidade, dispondo de uma atenção multidisciplinar, que atenda às suas necessidades

Nesta quarta-feira, (18), o Hospital Samaritano de São Paulo firmou com a Secretaria da Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul um termo de cooperação técnica para a implantação do Projeto de Implantação da Rede de Cuidados Continuados no Estado. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Hospital São Julião, em Campo Grande, e contou com a participação do Governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e da Secretária Estadual da Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi.

O Hospital já estabeleceu o mesmo termo com a Secretaria da Saúde do Piauí e deverá assinar com o Paraná nas próximas semanas. Pertencente aos projetos do Hospital Samaritano para o triênio 2012-2014 do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a implantação da Rede de Cuidados Continuados nesses três estados tem por objetivo criar um piloto que, posteriormente, deverá ser estendido como uma política de atenção à saúde, pelo Ministério da Saúde, a todo território nacional.

O Projeto prevê que pacientes que necessitem de cuidados mais prolongados possam ser transferidos para unidades preparadas para esta finalidade, dispondo de uma atenção multidisciplinar, que atenda às suas necessidades.

Desta forma, haverá investimento em capacitação dos profissionais envolvidos, adaptação das unidades de eleição em cada Estado, formação das equipes multidisciplinares e operacionalização efetiva dos sistemas de regulação, de referência e contra-referência.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Maria Ramos Filho a proposta é construir este projeto de forma conjunta com as Secretarias Estaduais de Saúde. Ele conta que a implantação se dará de forma progressiva, sendo adaptada às oportunidades de cada região, fortalecendo desta forma os pactos regionais de saúde e trazendo racionalidade dos recursos aplicados em saúde para os sistemas locais.

Desde 2008, o Samaritano foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência, junto com outras cinco instituições brasileiras, participando assim do PROADI-SUS. O primeiro triênio de projetos foi finalizado em 2011.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário