Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Exames: BNP – peptídeo natriurético cerebral (código da AMB 4.03.02.77-6)

O que é o exame: coleta de sangue para a dosagem da concentração de peptídeo natriurético cerebral (BNP: brain natriuretic peptide), um marcador de função miocárdica.
 
Para que serve:
a dosagem de BNP auxilia no diagnóstico, monitorização do tratamento e definição do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, sendo um marcador mais sensível e específico de alterações cardíacas que outros peptídeos natriuréticos (como o peptídeo natriurético atrial – ANP). O BNP é secretado em resposta a estresse hemodinâmico, particularmente aumento da pressão intracardíaca e estiramento das fibras miocárdicas. Em paciente com dispnéia (dificuldade respiratória), a elevação do BNP pode apontar a insuficiência cardíaca como fator causal. O BNP aumenta tanto na insuficiência cardíaca por disfunção sistólica, quanto na insuficiência cardíaca por disfunção diastólica, não havendo, entretanto, como diferenciar os dois tipos com base no valor de BNP.
 
- Alguns estudos iniciais demonstram que o BNP pode se tornar um marcador promissor para ajuste da terapia e acompanhamento da resposta terapêutica em portadores de insuficiência cardíaca, internados ou em atendimento ambulatorial.
 
Valor de referência:
< 100 pg/mL
 
Instruções para a realização do exame:
não é necessário jejum.
 
Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.
-Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
- Martins, Herlon Saraiva. Emergências clínicas: abordagem prática. 2.ed. ampl., rev. Barueri, SP: Manole, 2006.
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário