Para o professor Steven N. Blair, da Universidade do Sul da Califórnia, não resta dúvida: a falta de atividade física é o maior problema de saúde do século 21.
No artigo de Steven, publicado no British Journal of Sports Medicine, a falta de exercícios é a responsável pelo surgimento de várias doenças no organismo, dentre eles a diabetes e alguns tipos de câncer.
Dentre os benefícios proporcionados pelo esporte, diz o estudo de Steven, está não só a melhora da saúde do cérebro, pois evita o declínio cognitivo, mas também benefícios para todo o corpo.
Blair acredita que nos consultórios, os médicos subestimam a atividade física para seus pacientes, supervalorizando apenas a mudança de hábitos como campanhas antitabagistas e controle da obesidade.
O que Steven ressalta é que juntamente com as prescrições determinadas pelos médicos, é importante também convencer seus pacientes a darem adeus ao sedentarismo.
Em um estudo que fez analisando doentes com diabetes e hipertensão, o cientista concluiu que muitas mortes desses pacientes foram causadas também pela baixa aptidão cardiorrespiratória. E, segundo ele, isso poderia ter sido evitado com os exercícios frequentes.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário