Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tire suas dúvidas sobre osteoporose

Especialistas da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP) esclarecem as dúvidas mais comuns sobre a osteoporose.
 
Tenho osteoporose, posso praticar exercícios físicos?
A osteoporose é uma doença multifatorial, que deixa os ossos porosos e frágeis, aumentando o risco de fraturas. Mas o exercício físico não é apenas importante para evitar a doença, como também faz parte do tratamento. “O exercício facilita o aporte do cálcio no tecido ósseo”, explica o fisiatra e reumatologista José Maria Santarem. “Existem evidências de que os ossos ficam mais fortes com os exercícios, mesmo quando não há aumento na densidade medida pelo examte de densitometria óssea”, acrescenta.
 
No caso de uma osteoporose avançada, onde ossos estão mais frágeis, os exercícios não devem envolver uma situação de risco, como quedas, impactos violentos, ou traumas diretos, para evitar o risco de fraturas.
 
Quem toma bastante leite e come bastante queijo não tem osteoporose?
É verdade que ingerir alimentos como leite ou derivados do leite fornecem um elemento essencial para a saúde que é o cálcio, fundamental para a saúde óssea. E é recomendado especialmente às mulheres que, durante toda a vida e principalmente na fase da menopausa – quando há uma perda acelerada de massa óssea -, que haja esta preocupação com a ingestão de alimentos ricos em cálcio evitando assim a necessidade de reabsorção de cálcio nos ossos.
 
“Entretanto, isto não vai impedir que a mulher desenvolva osteoporose no futuro”, explica o ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto. Na realidade, a falta de cálcio é apenas um dos fatores envolvidos no desenvolvimento de osteoporose. “Comer alimentos como leite, iogurte, folhas escuras é uma recomendação saudável para preservação da saúde em geral, ajuda na prevenção mas não evita”, diz Aarão.
 
A osteoporose só acontece em mulheres de pela clara?
“É verdade que as mulheres de pele clara têm mais chances de ter osteoporose, mas este não é o maior fator de risco”, explica o ginecologista José Antonio Marques. “As mulheres de pele mais morena absorvem mais a luz do sol e convertem a vitamina D em um hormônio que coloca o cálcio no osso, protegendo de osteoporose”, completa.
 
Por este motivo, mulheres de pele mais clara, mais magras e, principalmente, após a menopausa, têm um risco maior para a osteoporose.
 
E tem como prevenir a osteoporose?
Segundo o ginecologista César Eduardo Fernandas aproximadamente 40% das mulheres que chegam aos 70 anos de idade vão ter a doença estabelecida e vão apresentar as fraturas osteoporóticas, principalmente de punho, das vértebras e as mais graves, que são as do colo do fêmur.
 
Mas é possível identificar o risco para osteoporose precocemente. “Os principais fatores de risco são pele de cor clara, baixa estatura, mulheres mais magras, de estatura mais delicada e que tenham antecedentes familiares, ou seja, parentes que tiveram a doença. Também aquelas que mantenham hábitos de vida que sejam prejudiciais à saúde óssea, como sedentarismo, fumar, tomar pouco leite”, diz o ginecologista.
 
Para evitar a osteoporose, César recomenda que se corrija os hábitos que colocam as mulheres em risco para a doença. “Realizar caminhadas, tomar cálcio ou mais leite, diminuir a ingestão de café e de bebidas alcoólicas em excesso e fazer as medidas terapêuticas apropriadas, entre elas a reposição hormonal e tratamentos com fármacos específicos para reduzir o risco de fraturas osteoporóticas”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário