Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aprenda estratégias para conseguir acordar mais cedo e ser produtivo pela manhã

Autor de livros de administração do tempo e produtividade ensina seus macetes para madrugar
 
Após ter contato com uma pesquisa norte-americana que constatou que pessoas matinais têm um nível de sucesso maior do que as outras, Christian Barbosa, autor de diversos livros sobre administração do tempo e produtividade, resolveu fazer o teste. Passou a acordar uma hora mais cedo e teve que concordar: essa hora adicional no dia faz muita diferença.
 
— A questão não é só acordar mais cedo, mas o que você pode fazer nesta hora a mais. No meu caso, a hora extra foi super positiva para dar andamento a algumas coisas importantes, como a leitura de alguns livros, a preparação de relatórios da minha empresa, pensar na estratégia da empresa — relata.
 
A hora extra não precisa ser usada necessariamente para trabalhar. Pode-se fazer um esporte ou meditar.
 
— Em alguns dias, eu aproveitei e fui para o tênis. Descobri que durante o jogo meu corpo não tem o mesmo rendimento pela manhã, porém ao longo do dia, o exercício logo cedo faz muito bem — conta.
 
Quem se propõe a acordar mais cedo para tocar suas atividades mais importantes, tem uma série de vantagens, segundo o consultor. Primeiro, porque o período da manhã, em geral, contém poucas chances de você ser interrompido. Segundo, porque se você teve uma boa noite de sono, está recuperado, e isso ajuda você e seu cérebro a pensarem melhor, tomar boas decisões e ter boas ideias.
 
Há uma questão de biorritmo altamente individual, onde cada pessoa sabe o seu melhor período para ser produtiva. Tirando essas pessoas, que nunca serão produtivas pela manhã, Barbosa identificou alguns macetes que podem ajudar a conseguir acordar mais cedo.
 
Confira as dicas:
1. Ache um propósito — se não tiver um motivo forte para acordar mais cedo, você simplesmente não vai levantar no horário. Se você precisa praticar exercícios, por exemplo, e esse seria o único horário disponível, estabeleça esse propósito na sua mente. Pense sempre nos resultados que levantar naquele horário poderá trazer para sua saúde.
 
2. Faça esporte à noite — se você se exercitar corretamente antes de dormir, terá um sono mais recuperador e terá mais disposição durante a manhã.
 
3. Discipline seu corpo a dormir um pouco mais cedo — não adianta querer dormir uma hora mais cedo, vai ser quase impossível. Agora se você for dormir 15 minutos antes do seu horário, em alguns dias conseguirá disciplinar seu corpo a antecipar seu sono, e assim gradativamente.
 
4. Durma bem — sem uma boa noite de sono, será impossível acordar cedo, pois provavelmente estará cansado. Existem várias soluções, a primeira é aliviar sua cabeça. Aplicativos para smartphones tocam musiquinhas feitas para ativar seu sono profundo. Há quem escreva para limpar a mente. Em alguns casos, você terá de consultar um médico, existem patologias simples de resolver, mas prejudicam seu sono se não forem tratadas.
 
5. Prepare seu ambiente — já foi comprovado que as pessoas que desligam a TV e o computador pelo menos 45 minutos antes de deitar têm maior facilidade para dormir. Isso, aliado a um quarto escuro, ajuda a estimular seu sono, devido a reações químicas no seu cérebro. Faz parte do seu ambiente também um bom colchão e um bom travesseiro.
 
7. Coloque seu despertador longe — colocar o despertador longe obriga a levantar para desligar. Outra coisa que pode ajudar é colocar dois ou três alarmes diferentes.
 
8. Crie sua rotina — não existe uma receita de bolo, cada corpo reage de forma diferente e, para se adaptar, é preciso dar tempo ao tempo, ou seja, não adianta acordar cedo hoje, pular amanhã e voltar depois. É preciso dar rotina ao seu corpo.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário