Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Antibióticos podem substituir cirurgia no tratamento da apendicite

Pesquisa sugere que o tratamento com remédios é mais eficaz e seguro do que a retirada do apêndice em muitos casos
 
Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostraram que o tratamento com antibióticos pode ser substituir a cirurgia no tratamento da apendicite.
 
Embora a abordagem padrão para a apendicite aguda seja a remoção do apêndice, a pesquisa revela que o tratamento com remédios é mais eficaz em muitos casos.
 
A líder da pesquisa Jeanette Hansson e seus colegas revisaram dois grandes estudos clínicos de pacientes adultos com apendicite aguda. No primeiro, eles comparam a cirurgia com o tratamento com medicamentos e no segundo a eficácia dos antibióticos para a apendicite.
 
Os resultados mostraram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto a cirurgia para a maioria dos pacientes. "Alguns pacientes estão em estados tão grave que a cirurgia é necessária, mas 80% das pessoas podem ser tratadas com antibióticos até se recuperarem", afirma Jeanette.
 
A tese também mostra que os pacientes que são tratados com antibióticos estão em menor risco de complicações do que aqueles que se submetem a cirurgia.
 
O risco de reincidência após 12 meses de tratamento com antibióticos é de cerca de 10 a 15%.
 
Segundo os pesquisadores, ainda que a resistência maior a antibióticos possa afetar o tratamento, conclui-se que os antibióticos são uma alternativa viável para a cirurgia em doentes adultos, desde que o paciente aceite o risco de recorrência.
 
"Os estudos mostram que pacientes que precisam de cirurgia porque voltaram a ter apendicite, ou porque os antibióticos não funcionaram, não correm o risco de complicações adicionais em relação àqueles operados na primeira vez", conclui Hansson.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário