Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fumantes podem ter mais problemas com a balança

Um novo estudo da Universidade de Navarra, Espanha, propõe que a ligação entre o chamado “envenenamento por nicotina” e o ganho de peso não é um problema enfrentado somente por aqueles que pararam de fumar, como normalmente se pensa, mas também pelos que ainda fumam. A pesquisa é resultado de uma análise feita durante quatro anos.
 
De agora em diante, dizem os pesquisadores, há provas para combater o mito de que fumar faz as pessoas emagrecerem. A pesquisa partiu da avaliação da ligação entre dois fatores de risco para doenças cardiovasculares: o hábito tabagista e o aumento de peso em pessoas que fumavam ou naquelas que haviam parado de fumar.
 
Os resultados, publicados no periódico Revista Española de Cardiología, são relevantes para os programas de prevenção ao tabagismo, diz Francisco Basterra-Gortari, principal autor do estudo.
 
Fumantes e ex-fumantes engordam mais
Os dados, resultantes da análise de mais de 7,5 mil pessoas durante 50 meses, foram readequados utilizando dados de idade, índice de massa corpórea inicial e estilos de vida. De acordo com os resultados, o ganho de peso em pessoas que haviam parado de fumar durante o estudo era maior quanto mais cigarros elas fumavam anteriormente. E o ganho de peso de fumantes também foi muito maior do que o de não fumantes.
 
A conclusão dos autores é simples: o vício em nicotina não é um modo efetivo de se prevenir contra a obesidade, aliás, muito pelo contrário, parece contribuir com o ganho de peso. “Fumantes e ex-fumantes tinham maiores médias de ganho de peso no período da pesquisa e essa associação entre esse fato e os fatores de risco para doenças cardiovasculares precisam ser observadas com atenção pelos médicos que atendem esses indivíduos e pelos responsáveis por programas de combate ao vício em nicotina”, enfatiza Basterra-Gortari.
 
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário