Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como ajudar um ente querido a enfrentar a depressão?

É difícil ver um amigo ou familiar enfrentar a depressão. A doença debilita o paciente, tirando sua força para enfrentar seus problemas e sua vontade de viver. Por isso, é importante saber o que pode ser feito para ajudar a pessoa.
 
A depressão é uma doença fisiológica, que afeta os neurotransmissores do cérebro. Muitas pessoas podem ter problemas para aceitar o fato de que elas não conseguiriam tratar a doença do seu ente querido sozinhas, mas ainda assim existem atitudes a serem tomadas que podem facilitar o processo para o paciente.
 
- Encoraje a pessoa a procurar ajuda: para incentivar o paciente, você pode procurar médicos e tratamentos, buscando também informações de contato. Porém, é importante que o paciente faça o contato inicial. O investimento que ele faz nesse processo é determinante para os resultados obtidos.
 
- Mantenha contato: o comportamento da pessoa pode fazer com que você queira se afastar, mas seja um bom amigo e fique por perto. O seu distanciamento poderia aumentar a sensação da pessoa de isolamento, piorando sua condição.

- Pergunte: converse com a pessoa sobre pensamentos suicidas. Se seu amigo ou parente estiver pensando em suicídio, aja. Verifique se a pessoa tem acesso a armas ou medicamentos e procure ajuda. Se a pessoa estiver tendo pensamentos assim, mas não planeja tomar ações, encoraje a consulta de um profissional.

É importante que você apóie a pessoa sofrendo de depressão. Todos passam por momentos difíceis e em alguns casos o sofrimento pode ser maior. Ainda assim é preciso estabelecer limites, já que o contato com a pessoa deprimida pode ter efeitos negativos nas pessoas ao seu redor.
 
Fonte: Metro US, 16 de setembro de 2012

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário