Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mastigação correta ajuda a manter o peso

Não só o que se come, mas também como se come é importante para o sucesso da dieta
 
Praticar exercícios físicos, beber água por dia, evitar alimentos com excesso de gordura, sal e açúcar e dar prioridade ao consumo de frutas e verduras são alguns dos pilares da boa saúde. Mas também é muito importante prestar atenção à maneira como se come, não apenas ao que se come.
 
De acordo ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, a mastigação tem papel fundamental no emagrecimento e na manutenção do peso. Mastigar várias vezes — e devagar — contribui para que o organismo se sinta saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida.
 
— A correta mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos sobre a assimilação do que foi ingerido até o momento em que envia o comando de saciedade — explica Köhler.
 
O ideal, segundo o especialista, é mastigar de 20 a 30 vezes cada porção, dependendo da textura e resistência do alimento. Ao comer muito rápido, mastigando pouco e engolindo o alimento mal triturado, o ponto de saciedade se dará de modo errado: o estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida e a quantidade de calorias consumidas é muito maior do que o necessário.
 
— Por isso, a mastigação correta influencia no processo de emagrecimento e na manutenção do peso. A dieta em si é assunto para médicos endocrinologistas, nutrólogos, metabologistas e nutricionistas — esclarece.
 
O ortodontista destaca que um pedaço de carne exige muito mais mastigação do que uma porção de arroz ou macarrão, por exemplo. O momento ideal para engolir a comida é quando ela está completamente triturada e com saliva. As próprias enzimas da saliva fazem parte do processo de digestão, especialmente em relação aos carboidratos. A mastigação rápida e deficiente pode, inclusive, causar diversos problemas digestivos.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário