Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ioga pode ajudar a diminuir dores crônicas nas costas

Pesquisadores americanos que estudavam dores crônicas nas costas concluíram que aqueles que se exercitam utilizando os exercícios de ioga, do tipo iyengar, tiveram uma diminuição da dor e da depressão (condição associada ao problema) em relação àqueles que seguiram apenas os tratamentos convencionais.
 
A pesquisa, feita por Kimberly Williams, pesquisadora da Universidade de West Virginia, nos EUA, foi publicada no periódico Spine.
 
O estudo feito nos últimos três anos mostrou que os praticantes de ioga melhoraram o humor, diminuíram as dores e aperfeiçoaram seus movimentos comparados ao grupo que recebeu apenas tratamento médico.
 
Houve significativa melhora clínica que se manteve após um período mínimo de seis meses com a prática da ioga, diz a pesquisadora. As sessões propostas pelos pesquisadores eram de no mínimo 90 minutos, duas vezes por semana. Houve também diminuição na quantidade de medicação inicialmente indicada para esses indivíduos.
 
Os exercícios de iyengar ioga se propõem a melhorar a postura e a respiração, aumentando a força, flexibilidade e equilíbrio, ao mesmo tempo em que promovem a concentração e a meditação.
 
Não há limitação de idade para os exercícios, que devem ser ministrados por profissionais certificados, dizem os pesquisadores. O estudo é um dos primeiros a comprovar cientificamente os resultados dos exercícios envolvendo ioga para ajudar no tratamento médico para dores crônicas.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário