Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Volta às aulas: prepare um lanche saudável para a criançada

Entre as opções de alimentos energéticos estão os pães, torradas
 e salgados integrais (sem recheio ou cobertura), os cereais matinais à
 base de aveia, frutas e as tradicionais barrinhas, também de cereais
Foi-se o tempo em que a lancheira do recreio vinha repleta de guloseimas calóricas. Como hoje a obesidade já superou os problemas de desnutrição no País, os pais devem investir em alimentos saudáveis e funcionais na hora de preparar o lanche das crianças.
 
“Ao contrário do que muitos pensam, o lanche não é o vilão que tira o apetite das crianças antes do almoço. Na verdade, ele é essencial durante o período escolar, já que as crianças apresentam um gasto energético significativo nas atividades exigidas”, explica a nutricionista Adriane Alves Marchisete.
 
Para não errar na hora de preparar o cardápio, a primeira regra é evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar, como biscoitos e bolos recheados, salgados fritos e refrigerantes. Com isso em mente, o segundo passo é combinar opções de alimentos energéticos (ricos em carboidratos), construtores (fontes de proteína) e reguladores (fonte de vitaminas, sais minerais e fibras).
 
De acordo com a nutricionista, os alimentos energéticos são essenciais porque são ricos em carboidratos e fontes de energia para o organismo. “Em vez de procurar alimentos ricos em carboidratos simples que contêm açúcar refinado, o ideal é optar pelos carboidratos complexos, ou seja, cuja digestão é mais demorada, assim como a sensação de saciedade”, ressalta a especialista.
 
Entre as opções de alimentos energéticos estão os pães, torradas e salgados integrais (sem recheio ou cobertura), os cereais matinais à base de aveia, frutas e as tradicionais barrinhas, também de cereais.
 
“Isso não significa o fim do pão francês, das bisnaguinhas, dos bolinhos de chocolate e afins. Como é importante variar sempre o cardápio dos lanches, os pais podem colocar os alimentos preferidos de seus filhos como mimos vez ou outra. O caminho para acertar é o bom-senso e o equilíbrio”, aconselha Adriane.
 
Já na hora de escolher os alimentos construtores, é possível optar por queijos (minas fresco, mussarela, requeijão, ricota), frios magros (blanquet de peru e presunto magro), leite, bebidas à base de soja e iogurtes. O único cuidado é que todos esses alimentos devem ser armazenados em garrafas ou lancheiras térmicas.
 
As frutas frescas ou secas, os sucos naturais e a água de coco fazem parte do grupo dos alimentos reguladores. “Ricos em fibra e água, eles ajudam no equilíbrio do organismo e evitam a desidratação”, destaca a especialista do Hospital Infantil Sabará.
 
Outra dica que vale a pena frisar é que se de vez em quando os pais optarem por alimentos industrializados para o lanche, é importante que leiam o rótulo para evitar produtos ricos em gorduras trans. “Além disso, é melhor que não tenham corantes e conservantes para não provocarem alergias ou problemas gástricos”, afirma Adriane.
 
Há algumas combinações que costumam ser ideais, como por exemplo:
• suco de fruta + sanduíche + salada de fruta;
 
• suco de fruta + barra de cereal + banana;
 
• salada de fruta + iogurte + granola ou cereal matinal;
 
• vitaminas com frutas e aveia + sanduíche.
 
Para auxiliar os pais nesta tarefa, a nutricionista dá outros conselhos. Veja abaixo:
• escolha alimentos que durem até a hora do lanche;
 
• escolha frutas mais práticas, que podem ser consumidas com casca ou cujas cascas podem ser retiradas com facilidade (maçã, banana, pera, uva, mexerica);
 
• procure variar o cardápio para que a criança não enjoe;
 
• a apresentação dos alimentos é importante, por isso abuse das cores e brinque com os alimentos;
 
• é essencial que a criança participe da escolha e montagem da lancheira;
 
• evite recorrer sempre a alimentos ricos em açúcar e gordura. Se for o caso, acrescente sempre uma fruta para balancear;
 
• esqueça os salgadinhos fritos e refrigerantes;
 
• converse com a criança e a aconselhe a escolher alimentos mais adequados na cantina da escola. É uma forma de ensinar hábitos saudáveis na hora da alimentação;
 
• troque os tradicionais pacotes de biscoito por embalagens menores e individuais;
 
• evite estocar guloseimas calóricas nos armários de casa para controlar as tentações.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário