Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cientistas comprovam eficácia de livros de autoajuda no alívio da depressão

Prescrição de livro de autoajuda é eficaz no tratamento da depressão
Prescrição de livro de autoajuda é eficaz no tratamento da depressão
Pacientes que leram os livros tinham níveis mais baixos de depressão do que os que receberam antidepressivos
 
Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriram que a leitura de livros de autoajuda pode realmente aliviar a depressão.
 
O estudo revela que pacientes que leram livros tinham níveis significativamente mais baixos de depressão quatro meses mais tarde do que aqueles que receberam cuidados de rotina como antidepressivos.
 
Os resultados são uma boa notícia em uma era onde formas de tratamento que não usam medicamentos são difíceis de serem encontradas.
 
A equipe recrutou mais de 200 pacientes que tinham sido diagnosticados com depressão. Metade deles foi designada para receber medicamentos antidepressivos e alguns receberam um guia de autoajuda para lidar com diferentes aspectos da depressão, tais como problemas de sono. Esses participantes leram o livro e receberam sessões de apoio.
 
O livro de autoajuda foi baseado nos princípios da terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é uma "terapia da fala" bem estabelecida para a depressão. Ela se baseia na ideia de que os problemas podem ser geridos, alterando processo de pensamento e ações.
 
TCC já é recomendado para o tratamento da depressão, ou como um tratamento de primeira linha para depressão leve a moderada ou em combinação com antidepressivos para depressão mais grave.
 
No entanto, como é normalmente fornecida por terapeutas especializados, pessoas em algumas áreas podem ter acesso limitado ao tratamento.
 
No estudo, os pacientes que leram os livros também passaram por três reuniões com um especialista.
Depois de quatro meses que haviam sido prescritos os livros de autoajuda tinham níveis significativamente mais baixos de depressão do que aqueles que receberam atendimento médico habitual.
 
Depois de quatro meses, aqueles que haviam sido prescritos os livros de autoajuda tinham níveis significativamente mais baixos de depressão do que aqueles que receberam o cuidado padrão.
 
Os participantes que leram os livros e passaram pelas sessões de apoio também tiveram melhor conhecimento da depressão.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário