Extrato de cardo de leite mata as células da pele que sofreram mutação por radiação UVA |
Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, demonstraram que um extrato retirado da planta ' cardo de leite' protege a pele de danos causados pela radiação UVA e UVB.
Os resultados mostram que o composto silibinin mata as células da pele que sofreram mutação por radiação UVA e protege contra danos causados pela radiação UVB, protegendo assim contra câncer de pele e fotoenvelhecimento.
"Quando você tem uma célula afetada pela radiação UV, ou você quer repará-la ou matá-la para que ela não possa causar câncer. Mostramos que silibinin faz as duas coisas", afirma o pesquisador Rajesh Agarwal.
O primeiro estudo, publicado na revista Photochemistry and Photobiology trabalhou com células da pele humana submetidas à radiação UVA, que compõe cerca de 95% da radiação solar que chega à Terra. Os pesquisadores trataram essas células afetadas com UVA com silibinin. O extrato aumentou a taxa de morte dessas células danificadas.
"Quando você toma células da pele humana e as trata com silibinin, nada acontece. O extrato não é tóxico. No entanto, quando danificamos essas células com radiação UVA, o tratamento com silibinin mata as células", explica Agarwal, removendo assim as células mutantes que podem causar câncer de pele e fotoenvelhecimento.
Especificamente, o estudo mostra que o pré-tratamento com silibinin resultou em maior liberação de espécies reativas de oxigênio (ROS) dentro das células expostas à UVA, levando a maiores taxas de morte celular.
O segundo estudo, publicado na Molecular Carcinogenesis mostra que em vez de matar beneficamente as células danificadas pela radiação UVA, o tratamento com silibinin protege as células da pele de danos pela radiação UVB, que representa cerca de 5% da radiação que atinge a Terra.
Novamente, lembrando a sugestão de Agarwal de que a prevenção de câncer de pele induzido por UV pode ser realizada de duas maneiras: por meio da proteção contra danos no DNA ou matando as células com DNA danificado. Com UVA, silibinin mata; com UVB, protege.
Agarwal e colegas vão continuar a testar a eficácia de silibinin na prevenção e tratamento do câncer em linhagens de células e modelos de ratos, e estão trabalhando para testar o composto em humanos.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário