Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Extrato de planta medicinal protege pele de danos causados pela radiação solar

Extrato de cardo de leite mata as células da pele que sofreram mutação por radiação UVA
Extrato de cardo de leite mata as células da pele que sofreram
 mutação por radiação UVA
Silibinin derivado do cardo de leite impede desenvolvimento do câncer de pele e do fotoenvelhecimento
 
Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, demonstraram que um extrato retirado da planta ' cardo de leite' protege a pele de danos causados pela radiação UVA e UVB.
 
Os resultados mostram que o composto silibinin mata as células da pele que sofreram mutação por radiação UVA e protege contra danos causados pela radiação UVB, protegendo assim contra câncer de pele e fotoenvelhecimento.
 
"Quando você tem uma célula afetada pela radiação UV, ou você quer repará-la ou matá-la para que ela não possa causar câncer. Mostramos que silibinin faz as duas coisas", afirma o pesquisador Rajesh Agarwal.
 
O primeiro estudo, publicado na revista Photochemistry and Photobiology trabalhou com células da pele humana submetidas à radiação UVA, que compõe cerca de 95% da radiação solar que chega à Terra. Os pesquisadores trataram essas células afetadas com UVA com silibinin. O extrato aumentou a taxa de morte dessas células danificadas.
 
"Quando você toma células da pele humana e as trata com silibinin, nada acontece. O extrato não é tóxico. No entanto, quando danificamos essas células com radiação UVA, o tratamento com silibinin mata as células", explica Agarwal, removendo assim as células mutantes que podem causar câncer de pele e fotoenvelhecimento.
 
Especificamente, o estudo mostra que o pré-tratamento com silibinin resultou em maior liberação de espécies reativas de oxigênio (ROS) dentro das células expostas à UVA, levando a maiores taxas de morte celular.
 
O segundo estudo, publicado na Molecular Carcinogenesis mostra que em vez de matar beneficamente as células danificadas pela radiação UVA, o tratamento com silibinin protege as células da pele de danos pela radiação UVB, que representa cerca de 5% da radiação que atinge a Terra.
 
Novamente, lembrando a sugestão de Agarwal de que a prevenção de câncer de pele induzido por UV pode ser realizada de duas maneiras: por meio da proteção contra danos no DNA ou matando as células com DNA danificado. Com UVA, silibinin mata; com UVB, protege.
 
Agarwal e colegas vão continuar a testar a eficácia de silibinin na prevenção e tratamento do câncer em linhagens de células e modelos de ratos, e estão trabalhando para testar o composto em humanos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário