Resumo
Planta medicinal nativa da América do Sul utilizada principalmente contra infecções fúngicas e às vezes de prevenção de câncer (existem controvérsias sobre esta indicação, veja abaixo), muitas vezes assume a forma de decocção.
Nomes
Nome: Ipê roxo, ipê rosa, ipê preto, ipê rosa de folha larga, ipê rosado, ipê róseo, ipê roxo de casca lisa, ipê roxo de bola, ipê roxo do grande, ipeúna, ipê de flor roxa, ipê de minas, pau cachorro, pau darco, pau darco rosa, pau darco roxo, piúna, piúva preta
Nome latim: Tabebuia impetiginosa
Nome inglês: lapacho, pink Ipê, taheebo, pau d'arco
Nome francês: lapacho, iperoxo, pau d'arco, arbre sacré des Incas
Nome alemão: lapacho
Nome italiano: lapacho
Nome espanhol: lapacho rosado
Família
Bignoniaceae
Componentes
Cálcio, magnésio, Lapachol (lapachon), taninos, coenzima Q e alcaloides.
Partes utilizadas
Casca
Efeitos
Fortalece o sistema imunológico (imunoestimulante), fungicida, bactericida, adstringente.
Indicações
- resfriado e gripe
- infecções fúngicas, candidíase
- câncer (prevenção, este efeito é ainda objeto de controvérsia)
- feridas pequenas (feridas)
Efeitos secundários
Nenhum conhecido.
Contraindicação
Gravidez, pessoas que tomam anticoagulante, por favor, leia a bula.
Interação
Anticoagulantes (pergunte ao seu médico ou farmacêutico), por favor, leia a bula.
Preparações
-"Chá", ou melhor decocção (termo mais preciso, porque é necessário ferver a mistura)
- Cápsula
- Tintura
Onde cresce?
O Ipê roxo possui origem na América Latina, particularmente nos Andes,eles sempre crescem nestas partes do continente sul-americano, entre o México e o norte da Argentina.
Quando colher ?
As cascas do ipê roxo são colhidas todos os anos de árvores silvestres da América Latina.
Observações
- Também conhecido como Lapacho (palavra vinda do espanhol), é uma planta medicinal de origem sul-americana, particularmente na área ocidental da América Latina, onde o espanhol é falado, especialmente a Cordilheira Andes. Por centenas de anos os xamãs destas regiões utilização para fins terapêuticos, mas apenas nas últimas décadas que os cientistas tentam explicar de forma mais racional as virtudes desta planta medicinal.
- Em alguns países da América do Sul, médicos recomendam os pacientes com câncer a fazer tratamento com a decocção do ipê roxo, obviamente em conjunto com outros tratamentos. Eles acreditam que o ipê roxo estimula o sistema imunitário e pode ter um efeito positivo sobre os efeitos secundários da quimioterapia. No entanto, sua indicação contra o câncer ainda é um pouco controverso e varia de acordo com a fonte, iremos mantê-lo informado da evolução das investigações sobre esta planta. Em nossa opinião, atualmente ainda faltam estudos confiáveis sobre a indicação contra o câncer (mesmo como tratamento complementar).
Muitas vezes o tratamento com a decocção do Ipê roxo por várias semanas leva ao aumento da concentração de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. Tendo mais glóbulos vermelhos há uma melhorar a oxigenação geral (mais respiração, etc).
Fonte Criasaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário