Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pesquisadores criam gel dental com quantidade de flúor adequada para crianças

Os géis dentais convencionais possuem uma concentração de
 mil a 1,1 mil partes por milhão (ppm) de flúor
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um gel dental com uma concentração ideal de flúor para crianças com idade entre 11 meses e sete anos. Receitar géis dentais para crianças nessa faixa etária é um dilema para os dentistas, já que nessa fase o esmalte dos dentes ainda está em formação e o excesso de flúor pode interferir nesse processo.
 
A fluorose dentária é um problema caracterizado por pequenas manchas esbranquiçadas ou amarronzadas nos dentes e é causada pelo uso excessivo de flúor por crianças.
 
Os géis dentais convencionais possuem uma concentração de mil a 1,1 mil partes por milhão (ppm) de flúor. Existem outros géis dentais sem flúor ou com concentrações menores (entre 500 e 750 ppm), o que pode ajudar a evitar a fluorose, mas, por outro lado, não oferecem proteção tão eficiente contra a cárie.
 
O gel dental produzido na USP recebeu o nome de “Escovinha sabor Bubblu gum” e tem concentração de 550 ppm de flúor em sua composição. A principal diferença entre ele e os outros géis dentais com baixa concentração de flúor está no índice de acidez (pH): enquanto os géis convencionais apresentam pH neutro (em torno de 7), o Escovinha tem pH reduzido (de 4,5).
 
De acordo com os pesquisadores, essa redução no pH garante maior proteção contra as cáries, mesmo com a concentração mais baixa de flúor. O produto foi testado clinicamente, o que mostrou, também, que o Escovinha é capaz de remineralizar mais lesões com manchas brancas no dente, que sinalizam um processo de formação de cáries.
 
Fonte Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário