Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mochilas podem causar lesões nos ombros das crianças

648916 fta Mochilas podem causar lesões nos ombros das crianças
O peso pode afetar as articulações, influindo no
 desenvolvimento dos pequenos
Com a volta às aulas, volta também a atenção dos pais ao peso da mochila das crianças. O que levar à escola, e como levar é um dilema que há tempos os pais enfrentam. Porém, é um cuidado que deve ser redobrado a cada ano, para que possam ser evitadas lesões e também para não torná-las uma doença crônica.
 
Pesquisadores do Cincinnati Children’s Hospital, nos Estados Unidos, analisaram que 23% das crianças que dão entrada no pronto socorro do hospital tinham queixas causadas pelo uso inadequado da mochila. Esse número não se restringe apenas a lesões na coluna e sim a 19 tipos de lesões no ombro. Uma pesquisa similar, feita na cidade de São Paulo, chegou a conclusão que esses problemas podem atingir até 9% das crianças em idade escolar, e em época de volta às aulas esse número aumenta em 15%.
 
A maneira de carregar, erguer ou retirar a mochila das costas também deve ser supervisionada. Se comparada a bolsas de uso lateral, a mochila tem uma melhor aceitação, pois distribui o peso dos objetos pelos músculos e abdômen. Porém, se estiverem com peso acima do recomendado, podem causar um grande mal à saúde dos ombros das crianças.
 
Segundo Sérgio Xavier, médico ortopedista, o mau uso da mochila pode ocasionar dor muscular, ferimentos abrasivos e problemas para a coluna .”Crianças podem sofrer danos na coluna vertebral ao carregar uma mochila muito pesada. O peso pode afetar as articulações, influindo no desenvolvimento dos pequenos. O ideal é que a bolsa não pese mais de 10% do peso corporal da criança e que tenha duas alças para não haver sobrecarga de apenas um ombro”, explica.
 
Muitos pais optam então para o uso de mochila com rodinhas porém, se puxadas de maneira inadequada, os riscos são os mesmo. “A alça do carrinho tem que ter a altura adequada para a criança, e o peso também não pode ultrapassar a porcentagem desejada, senão o esforço que é feito causa lesões tão sérias quanto ao carregar nas costas”, orienta Xavier.
 
Os pais devem ficar atentos para qualquer reclamação do filho. Ao primeiro sinal de dor devem levá-lo ao médico especialista para uma melhor avaliação. Vale também observar se o que ele leva na mochila é realmente essencial para as tarefas daquele dia.




Lesões mais comuns
 
É comum encontrar jovens com problemas de postura e dores crônicas nas articulações. Os problemas mais comuns são:
 
• Dor muscular
 
• Ferimentos abrasivos
 
• Alterações posturais
 
• Fadiga
 
• Irritabilidade
 
“Quando o problema se instala iniciamos um tratamento de reabilitação para o paciente. Mudamos a rotina da pessoa e começamos com sessões de fisioterapia e exercícios de compensação”, explica o ortopedista.
 
Prevenção de lesões
Para eliminar a possibilidade do seu filho adquirir uma lesão pelo mau uso do material escolar, Xavier dá algumas sugestões para a escolha da mochila.
 
• As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma;
 
• As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo;
 
• A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança;
 
• Não deve ultrapassar a cintura da criança.
 
• Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário