Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cirurgia refrativa ocular: LASEK

Na cirurgia LASEK, o epitélio da córnea é retirado e depois
recolocado por completo
Procedimento para correção ocular é pouco usado atualmente
 
O que é?
O LASEK é um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. O termo LASEK vem do inglês, que significa Laser-Assisted Sub-Epithelial Keratectomy. A cirurgia diminui a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo inclusive dispensar o uso. Tanto a LASEK quanto a cirurgia PR estão englobadas na mesma categoria: ablação de superfície avançada, na qual se retira o epitélio da córnea. A diferença entre as duas é que na LASEK o epitélio é conservado, enquanto que da PRK ele é raspado e descartado.  
 
A cirurgia LASEK é pouco usada atualmente, pois constatou-se que não existe vantagem em colocar o mesmo epitélio de volta.

O LASEK foi importante para a medicina porque mostrou que a forma como se tira o epitélio vai impactar na velocidade de recuperação e no desconforto pós-operatório do paciente. Por conta disso, a cirurgia PRK é mais indicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. 
 
Qual médico realiza a cirurgia
Oftalmologista                                                                                                         

Tipos
A cirurgia LASEK pode ser normal ou personalizada. A LASEK normal, ou terapêutica, é feita com base em um modelo único, que serve para a maioria das pessoas. Já a LASEK personalizada requer um exame específico do olho do paciente, e a cirurgia LASEK será de uma forma específica para aquele paciente, ou seja, o profissional irá trabalhar o laser de um jeito diferente, especialmente para aquele caso. As etapas de ambas as cirurgias, no entanto, são as mesmas. 
 
Indicações
A cirurgia LASEK pode ser feita por pessoas que possuem uma ametropia (miopia, astigmatismo e hipermetropia), individual ou combinada. No entanto, a opção cirúrgica depende da avaliação feita pelo médico oftalmologista, pois alguns candidatos podem responder melhor à cirurgia LASIK ou PRK. Pessoas com combinação de ametropias podem corrigir todas em um só procedimento. É importante que o paciente tenha a córnea com espessura suficiente para que o cirurgião possa fazer, com uso de laser, a alteração adequada ao seu caso; 
 
Pré-requisitos
Existem diferentes limites para cada ametropia. Os limites mínimos são ditados pela dependência dos óculos, ou seja qualquer pessoa que dependa do uso de óculos teria uma ametropia grande o suficiente para poder ser avaliado para a cirurgia LASEK. Os limites máximos, no entanto, são mais restritivos. As indicações ideais são para miopias menores que 8,00 graus, astigmatismo menores que 4,00 e hipermetropias menores que 4,00. 
 
Exames necessários
Antes de fazer a cirurgia LASEK, o oftalmologista deve fazer uma consulta oftalmológica completa. Todas as cirurgias da visão devem incluir em seu pré-operatório exames de topografia e paquimetria central, juntamente com a avaliação da retina, que inclui como medição da espessura da córnea, refração, mapeamento da córnea, pressão e dilatação da pupila. Esses são os exames mínimos que devem ser realizados, segundo consenso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Entretanto, existem outros exames que podem ser pedidos pelo médico, como a tomografia de córnea, que avalia tridimensionalmente a córnea e a aberrometria ocular ? estudo das aberrações ópticas de olho inteiro e estudo das aberrações de ordens mais elevadas. 
 
Cuidados antes do procedimento
No dia de sua cirurgia LASEK, o ideal é fazer uma refeição leve e tomar todos os medicamentos que eventualmente forem prescritos, como antibióticos. Não use maquiagem dos olhos ou tenha qualquer acessório volumoso no cabelo, para não interferir no posicionamento de sua cabeça. Além disso, o tratamento de inflamações e infecções da superfície ocular, como a blefarite, são fundamentais para o sucesso da cirurgia. 
 
Como é realizada
Durante o procedimento LASEK, o epitélio da córnea é solto com álcool, e de forma que ele possa ser recolocado. Em seguida, o tecido recém-exposto da córnea é tratado com o mesmo laser utilizado nas cirurgias oculares LASIK e PRK (excimer laser). A fixação do paciente na luz do laser durante a cirurgia é fundamental para correção mais perfeita. Em seguida, a camada superior de células é recolocada.  
 
Tipos de anestesia
Anestesia local por meio de colírios. Alguns cirurgiões podem aplicar uma leve sedação, mas tudo dependerá do paciente.  
 
Tempo do procedimento
A cirurgia LASEK leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos.                                              

 
Tempo de internação
 As cirurgias LASEK normalmente são feitas em ambiente ambulatorial (centros de laser). O tempo dispendido depende dos trâmites logísticos locais, mas normalmente o paciente fica no hospital cerca de 1 hora. 
 
Quem não pode fazer
As contraindicações para correção visual com LASEK estão relacionadas ao paciente ter alguma doença na córnea, como ceratocone, na qual a cirurgia refrativa pode piorar a doença. Outras doenças oculares, como glaucoma e catarata, são contraindicações para o LASEK, bem como pessoas que possuem graus mais elevados do que a indicação cirúrgica. Entre os pacientes que podem ser contraindicados para fazer a cirurgia ou ter o procedimento adiado estão:

- Pacientes com histórico de síndrome do olho seco;
- Pessoas que fazem tratamento com medicamentos que dificultem a cicatrização, como esteroides;
- Presença de cicatriz na córnea;
- Prescrição de óculos ou lentes de contato instável nos últimos dois anos;
- Gravidez ou lactação;
- Histórico de herpes ocular no último ano; 
 
Como é a recuperação do paciente
A cirurgia LASEK tem uma recuperação mais rápida que a PRK e mais lenta que a Lasik. O paciente pode sentir dor, ter sensação de areia nos olhos, incômodo, lacrimejamento e fotofobia nos cinco dias seguintes à operação por LASEK.  
 
Você terá a recuperação de 90% da visão em duas semanas e 100% em três meses. A dependência dos óculos será diminuída, podendo chegar até a independência total. A visão pode variar entre claro e embaçado durante as primeiras semanas após a cirurgia LASEK. Pode sobrar algum grau em 1 a 5% dos casos dependendo da ametropia inicial.
 
Cuidados após a cirurgia
Não é necessário usar tampão, mas sim uma lente de contato terapêutica durante uma semana, independente do grau. A lente de contato é aplicada imediatamente após a cirurgia, e permite que a superfície do olho cicatrize completamente. Uma vez que a superfície do olho está curada, a lente de contato é removida. Uso de colírios específicos por uma ou duas semanas também é indicado para prevenir infecções e manter seus olhos úmidos. Deverão ser feitas visitas ao oftalmologista durante os primeiros seis meses após a cirurgia, seguindo normalmente o seguinte calendário: no dia seguinte à cirurgia; uma semana após a cirurgia; 30 dias após a cirurgia; três meses após a cirurgia; seis meses após a cirurgia e a partir disso, uma vez ao ano.

Algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa após a cirurgia LASEK são:

- Evitar trauma ocular (pancadas, quedas, etc);
- Evitar esportes coletivos por 30 dias;
- Evitar coçar ou esfregar os olhos;
- Evitar piscina, mar, sauna e maquiagem por 30 dias;
- Evitar esforço físico durante uma semana;
- Iniciar o uso da medicação ao chegar em casa;
- Repousar e manter os olhos fechados durante três horas após a cirurgia;
- Manter seus hábitos de higiene, como tomar banho e lavar o rosto, sem deixar cair água, xampu ou sabonete nos olhos. Caso isso ocorra, pingar duas a três gotas de colírio lubrificante;
- Usar óculos escuros durante o dia e em atividades externas, principalmente quando exposto ao sol; - Evitar ingestão de bebidas alcoólicas por sete dias;
- Evitar uso de cosméticos, tintura de cabelo por 15 dias;
- Proteger os olhos em ambientes com poeira, plantas e substâncias voláteis, durante 15 dias;
- Ao lavar o rosto, evitar esfregar as pálpebras;
- Sempre lavar bem as mãos com água e sabonete antes de cuidar dos olhos;
- Não remover as lentes de contato. Se ela cair dos olhos, não recoloque e entre em contato com o médico imediatamente. 
 
Possíveis complicações
Há o risco da não correção adequada do grau e necessidade de operar novamente em 1 a 5% dos casos. Existe também o risco de infecção e criação de irregularidades corneanas. Pode ser ainda que o paciente sofra uma acentuada perda da visão com o passar do tempo, mas é muito raro. Na eventualidade da necessidade de refazer a operação pode ser usada a técnica de LASIK, PRK ou LASEK novamente. O LASEK também tem potencial de toxicidade pelo álcool quanto se usa a Mitomicina C, que é uma substância utilizada para controlar a cicatrização da córnea.  
 
Regulamentação
A cirurgia LASEK é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no entanto está sendo descontinuada pelos profissionais médicos e membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. 
 
Custo da cirurgia
Até o momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza a cirurgia LASEK. No entanto, o procedimento pode ser feito com o aporte de alguns planos de saúde. 
 
Referências
Wallace Chamon, oftalmologista da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Renato Ambrósio, oftalmologista presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário