Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Novo coronavírus apresenta letalidade de 65% em estudo dos EUA

Imagem divulgada pela agência britânica de proteção à saúde mostra o coronavírus visto ao microscópio (Foto: AFP)
Foto AFP
Coronavírus visto ao microscópio
Pesquisa foi feita em 4 hospitais da Arábia Saudita, onde surgiu a doença. Doença respiratória propaga-se rapidamente e já afetou 64 pessoas.
 
O novo coronavírus Mers (sigla para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), que surgiu em 2012 na Arábia Saudita, representa um risco importante no meio hospitalar, já que se propaga rapidamente e causa elevada mortalidade, segundo um estudo feito em hospitais sauditas e publicado nos Estados Unidos.
 
Dos 23 casos estudados em abril em quatro hospitais, 15 pacientes faleceram, o que representa uma mortalidade de 65%, informou o estudo chefiado por Trish Perl, epidemiologista da Escola de Medicina Johns Hopkins (Maryland, leste dos EUA) e publicado nesta quarta-feira (20) na revista "New England Journal of Medicine".
 
As últimas cifras anunciadas nesta semana pelas autoridades destacaram 49 casos de infecção, inclusive 32 mortos.
 
Desde o primeiro caso na Arábia Saudita, em abril de 2012, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou no mundo 64 casos da síndrome, dos quais 38 pacientes morreram, com uma mortalidade de 59%.
 
Este vírus pertence à mesma família do causador da Síndrome Respiratório Agudo Grave (Sars), que provocou 800 mortes no mundo em 2003.
 
"A rápida transmissão entre pessoas nos serviços de diálise traz preocupações sobre o risco de contágio do vírus nos hospitais", informaram os médicos.
 
Dos 23 casos estudados, 21 foram por transmissão direta pessoa a pessoa.
 
Sintomas
Os sintomas do Mers similares aos da Sars: as pessoas infectadas começam a ter febre e uma tosse leve que pode persistir durante vários dias antes de virar pneumonia.
 
Assim como na Sars, alguns pacientes também apresentam sintomas gastrointestinais. E também, assim como a Sars, a incubação média do Mers é de quatro dias, com 95% das pessoas infectadas que desenvolvem sintomas em dez dias, disseram os pesquisadores.
 
Além da Arábia Saudita, onde se concentra a maioria das infecções, foram registrados casos isolados deste coronavírus no Reino Unido, Itália, Tunísia e França, onde uma pessoa morreu.
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário