Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de julho de 2013

Clima frio exige cuidados para prática esportiva

Clima frio exige cuidados para prática esportiva Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Hidratação e alimentação são fatores que merecem atenção
 
A chegada do inverno e a queda das temperaturas costumam afastar as pessoas da prática das atividades física e esportiva. Considerando que o sedentarismo deve ser evitado em qualquer época do ano, quem optar pelos exercícios mesmo nos dias mais frios deve estar atento a alguns cuidados especiais.
 
Um desses cuidados, segundo o ortopedista especialista em Medicina Esportiva do Hospital Samaritano de São Paulo, Rogério Teixeira, é com a hidratação. A atenção deve ser a mesma que em climas extremamente quentes.
 
— A hidratação deve ser iniciada antes da prática esportiva. No frio, temos o agravante de sentir menos sede, o que pode fazer com que não se tenha uma ideia adequada do estado hídrico. Atletas que não se encontram hidratados em climas frios sofrem com câimbras — afirma.
 
Atenção especial também deve ser dada à alimentação, com uma ingestão rica em carboidratos (como massas, batata e arroz), pois são a fonte principal de energia.
 
Teixeira lembra que quando o clima está frio, o mais óbvio é não descuidarmos do agasalho, mesmo que a sensação térmica seja de calor. O que pode ocorrer com a diminuição da temperatura é a hipotermia, que é a diminuição da temperatura central do corpo. As partes do corpo que mais sofrem com o frio são mãos, pés e cabeça.
 
— Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo — aconselha o especialista.
 
As lesões específicas mais frequentes em decorrência dos climas frios são a hipotermia e as lesões das extremidades. Segundo o especialista, um problema frequente e subestimado é o broncoespasmo induzido pelo frio.
 
— Pode-se sentir falta de ar súbita, podendo causar riscos graves a saúde. Geralmente sente-se dificuldade para respirar, chiado no peito, falta de ar e pode até sentir dor no tórax, sendo esse quadro mais frequente em climas frios e secos. Isso pode diminuir a função pulmonar e fazer com que prejudique o rendimento esportivo — afirma.
 
Lesões ortopédicas podem ocorrer também, como as lesões musculares, principalmente se o aquecimento e alongamento não foram feitos de forma adequada.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário