Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de julho de 2013

Dias mais frios aumentam o consumo de sal

Sódio é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças renais
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de até cinco gramas de sal (equivalente a dois gramas de sódio). O consumo médio do brasileiro, entretanto, é de 12 gramas por dia, mais que o dobro do recomendado.
 
— É importante verificar o teor de sódio de alimentos industrializados e consumir aqueles com menores índices. Vale lembrar que um grama de sal contém 400 mg de sódio — alerta o médico nefrologista e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Daniel Rinaldi dos Santos.
 
A tendência de maior consumo de sal nos dias mais frios, decorrente de refeições mais calóricas e condimentadas, pode afetar a saúde do sistema cardiovascular e, consequentemente, do rim. Embora os rins sejam órgãos fundamentais na eliminação do excesso de sódio ingerido, quando há comprometimento da função dos rins a sua capacidade para filtrar e eliminar o excesso de sal é limitada.
 
— No inverno, as pessoas consomem mais alimentos condimentados e calóricos e 75% do sódio que elas ingerem vêm dos alimentos processados e industrializados — afirma Rinaldi.
 
O consumo excessivo de sal provoca a hipertensão, que é reconhecida hoje como uma das principais desencadeadoras de doença renal crônica. O excesso de sal também aumenta os riscos da formação dos cálculos renais ou pedra nos rins.
 
O governo federal assinou um termo de compromisso com as associações que representam os produtores de alimentos processados que estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente nos alimentos industrializados. Segundo Rinaldi, a meta é uma queda anual de 6,9% no consumo médio de sal. A projeção é que a ingestão seja em torno de oito gramas em 2015, de seis gramas em 2019, e de cinco gramas a partir de 2021.
 
Veja as recomendações da SBN para consumir menos sal:
 
— Leia sempre os rótulos para verificar a quantidade de sódio. Os fabricantes são obrigados a informar, no rótulo do produto industrializado, o teor de sódio no alimento. Alguns alimentos processados concentram tanto sódio que uma única porção tem quantidade superior à recomendada para ingestão diária
 
— Tire o saleiro da mesa. É recomendável salgar os alimentos na panela, durante o preparo, para ter controle da quantidade usada
 
— Substitua o sal por condimentos e ervas. Há uma série de alimentos naturais que acentuam os sabores dos alimentos e podem substituir o sal, como salsinha, alecrim, orégano, pimenta-do-reino, louro, hortelã, páprica e outros
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário