Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de julho de 2013

Quais são os erros mais comuns cometidos por quem faz dieta

Quais são os erros mais comuns cometidos por quem faz dieta Stock Images/Stock Images
Trocar alguns alimentos na hora de fazer as refeições do dia
a dia ou diminuir a quantidade de comida ingerida são
algumas medidas de quem deseja emagrecer
Acompanhamento de profissional da saúde é fundamental para um emagrecimento saudável
 
Trocar alguns alimentos na hora de fazer as refeições do dia a dia ou diminuir a quantidade de comida ingerida são algumas medidas de quem deseja emagrecer. Mas se você já está fazendo dieta e percebeu que não está perdendo peso, pode ser que você mesmo esteja sabotando o seu emagrecimento. Evitar alguns alimentos com medo de engordar pode prejudicar a sua saúde ao invés de ajudá-la.
 
De acordo com o nutrólogo André Veinert, é muito comum as pessoas que querem perder peso fazer uso de dietas radicais e, quando não notam o resultado, colocam a culpa nos alimentos.
 
— Quem decide da noite para o dia mudar o cardápio em busca do corpo perfeito, costuma cometer erros cruciais que podem colocar a saúde em risco — explica.
 
A mudança de hábito não é uma tarefa fácil, o que exige muito da pessoa para não cair na tentação.
 
— Antes de iniciar uma dieta é preciso aceitar o seu corpo atual e se comprometer, sendo necessário ter disciplina, além de seguir uma nova rotina. Essa é a maneira certa de começar a se reeducar — afirma o nutrólogo.
 
Quem decide fazer uma dieta sem orientação de um profissional tem mais chances de cometer erros que podem prejudicar a saúde. A dieta é algo que deve ser levada a sério e trocar o cardápio sem a conscientização de um médico pode provocar doenças.
 
— Quem começa uma dieta sem orientação acredita que fazendo jejum tem mais chances de emagrecer rápido. Mas isso não é verdade. Pular uma refeição faz com que você fique com mais fome do que o normal. Com isso, não vai se contentar com pequenas porções e certamente vai querer uma fritura e muito doce de sobremesa para ter a sensação de saciedade — alerta Veinert.
 
Para evitar que você cometa deslizes na sua dieta, preste atenção nos erros mais comuns:
 
Não consumir carboidratos
Algumas pessoas acreditam que comer alimentos fontes de carboidratos, como pão, arroz ou batata após às 18h engorda. Segundo o médico, o que acontece é que à noite o metabolismo tem menor atividade, mas o corpo continua funcionando normalmente. Ou seja, não faz diferença se você consumir carboidrato de dia ou de noite, desde que ele esteja em quantidade adequada.
 
Pular refeições
Esse é o erro mais comum de quem faz dieta. Pular o café da manhã ou almoço faz com que a pessoa fique com mais fome e na hora de comer ela não vai se contentar com pouca comida. Provavelmente vai optar por frituras ou doces para matar a sua fome, o que coloca a dieta em risco.
 
Só consumir produtos light e diet
Esses produtos podem ajudar a manter o limite calórico diário, mas não são uma opção saudável. Veinert alerta que eles devem ser consumidos com moderação, além disso, eles não garantem o sucesso da dieta. Dependendo da quantidade de alimento light consumido, ele pode causar problemas sérios de saúde.
 
Exagerar no final de semana
Quando chega o final de semana, algumas pessoas abusam e acabam comendo tudo que evitaram na semana inteira. É permitido comer uma pizza ou um churrasco, mas sempre com moderação. Se você abusar, a sua dieta pode ficar comprometida e não ter efeito nenhum sobre o seu peso.
 
Esquecer de comer proteínas
Por medo de engordar e falta de informação, muitas pessoas trocam os ovos, leites e seus derivados, peixes e outras fontes de proteínas, que são fundamentais para emagrecer com saúde. Segundo o nutrólogo, quem consome proteína na medida certa logo tem a sensação de saciedade, por isso, é importante seguir um cardápio feito por um especialista, assim, mesmo com dieta, a pessoa consegue consumir uma quantidade adequada de proteínas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário