Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Estudo muda a compreensão do processamento de informações no cérebro

Pelo novo conceito, os sinais são processados em duas partes do córtex simultaneamente, quase como se existissem dois cérebros
 
Falar, ver, ouvir, pensar e lembrar. Todo este trabalho é feito no córtex cerebral. Porção mais externa do cérebro, centro de todas as funções superiores. Os seres humanos têm o córtex mais espesso de qualquer espécie, mas, mesmo assim, ele não chega a medir mais que 4 milímetros de espessura.

Durante décadas, os cientistas acreditaram ter uma clara compreensão de como os sinais se movem através do córtex cerebral. Até então, os cientistas acreditavam que a informação é transmitida através de uma coluna de seis camadas de células nervosas especializadas em uma série disparos que começam na camada média do córtex, em seguida, move para outras camadas antes de disparar uma resposta comportamental.

Agora, um estudo realizado pelo neurocientista Randy de Bruno, da Universidade de Columbia (EUA), indica que essa visão está incorreta. Olhando para a forma como a informação sensorial é processada em ratos, Bruno descobriu que os sinais são processados em duas partes do córtex, simultaneamente, em vez de em série, quase como se existissem dois cérebros.

" As camadas superior e inferior formam circuitos separados que fazem coisas distintas. A descoberta, segundo ele, abre uma nova forma de pensar o córtex cerebral, o que inclui não apenas o processamento da visão, audição e tato, mas funções superiores, como a fala, tomada de decisão e pensamento abstrato.

A pesquisa foi conduzida no sistema sensorial de bigodes de ratos, que funcionam como os dedos humanos, fornecendo informações sobre a forma tátil e textura. Esta informação viaja a partir de fibras nervosas na base dos bigodes para o tálamo no mesencéfalo e, em seguida, é transformado no córtex cerebral.

O novo estudo se baseia em uma técnica sensível que permite aos pesquisadores registrar como sinais se movem através das sinapses de um neurônio para o outro em um animal vivo usando micropipetas cujas pontas são apenas um mícron de largura de um milésimo de milímetro. As gravações mostraram que os sinais são transmitidos a partir do tálamo para as várias camadas do córtex simultaneamente com a sinalização surpreendentemente robusta para a camada mais profunda.

Para confirmar que a camada mais profunda recebe informação sensorial diretamente a partir do tálamo, os pesquisadores bloquearam todos os sinais a partir da camada média utilizando um anestésico local, comprovando que a atividade na camada mais profunda permaneceu inalterada.

O estudo sugere que as camadas inferiores e superiores do córtex cerebral formam circuitos separados, que desempenham papéis distintos no processamento de informação sensorial. Os investigadores acreditam que as camadas mais profundas são evolutivamente mais velhas, encontrados nos répteis, por exemplo; enquanto que as camadas superior e média aparecem em espécies mais evoluídas, sendo mais espessas em humanos.

Uma possibilidade, sugere Bruno, é que o processamento sensorial básico ocorre nas camadas inferiores: por exemplo, acompanhar visualmente uma bola de tênis. Já o processamento que envolve experiência integrada pode ser feito nas camadas superiores, por exemplo, observar que o adversário está batendo a bola e planejar como responder ao golpe.

O estudo agora busca identificar como as várias camadas do córtex relacionam com comportamentos específicos, tais como a memória e a aprendizagem.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário